Fechamento da UPA Abadia recebe críticas de vereadores

08/08/2012 00:00

"Fechamento" da UPA Abadia recebe críticas de vereadores
A transformação da UPA Abadia em Unidade Matricial não diminuiu a indignação dos vereadores Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) e Almir Silva (PR). Para eles, indiferente da mudança, o que importa é que Unidade de Pronto Atendimento, que atendia o grande Abadia, deixou de existir. "Infelizmente vivemos esta realidade. O Abadia, que é um bairro maior que muitos municípios por aí, merecia mais. Ao invés de fechar a UPA, deveriam amplia-la e melhorar o atendimento. E não existe isso de UPA III como alguns estão se referindo a UPA do Mirante. Lá é II, afinal, ficará esta e a do São Benedito", disse Rezende, lembrando que a UPA Mirante já está recebendo inúmeras queixas da população, conforme informações da imprensa.
Já o vereador Almir Silva (PR) lembrou que, desde 2011, vem alertando para o fechamento da UPA Abadia, quando a do Mirante fosse inaugurada. Na época, ele solicitou ao prefeito que a UPA entregue sábado, fosse construída no bairro Boa Vista, visando atender aquele lado da cidade e, assim, descentralizar o atendimento de saúde pública, ficando com três UPA em locais distintos da cidade. "Infelizmente ninguém me ouviu. Agora, mal começou o trabalho e as reclamações já começaram. Não ficou lá (Abadia) e nem de cá (Boa Vista). E não acredito que irá resolver os problemas transformando a antiga UPA Abadia em matricial. Para mim, a tendência é que os problemas e as reclamações sejam mais frequentes", avaliou.
Ainda na área da saúde, Itamar Rezende fez queixas contra o Codau que, segundo ele, deixou a UPA São Benedito sem água por várias horas. O vereador Marcelo Machado Borges (DEM) fez coro com Itamar e lembrou de sua proposta de montar uma CPI para apurar irregularidades no Codau, que não prosperou por falta de apoio.
Almir Silva também fez sugestão para área da saúde, no que diz respeito a atendimento infantil. Ele lembrou que o Hospital da Criança é filantrópico, carece de ajuda do Poder Público e não consegue atender a demanda. Para ele, o município deveria investir na construção de um Hospital Infantil, inclusive construindo uma unidade matricial no Abadia e usando o prédio da antiga UPA como hospital, visto que após uma reforma e adequação ele serviria para este fim.