Franco apresenta relatório com nomes de Unidades Básicas de Saúde que tem problemas de atendimento n

04/12/2014 00:00

O relator da Comissão de Saúde e Saneamento Franco Cartafina (PRB) fez uso da Tribuna, na reunião ordinária desta quinta-feira (04), para demonstrar sua indignação com a suspensão do atendimento odontológico em algumas Unidades Básicas de Saúde de Uberaba – UBS´s.

O parlamentar solicita ao prefeito Paulo Piau informações sobre os motivos que estão causando a interrupção total ou parcial desse tipo de atendimento em 18 unidades da cidade, do total de 33.

Segundo Franco, a medida tem por objetivo esclarecer a população sobre o assunto. "Conforme apurado, dentre outros problemas, identificou-se a falta de manutenção dos equipamentos, o que ocasionou sua inutilização, e em alguns casos até a falta de dentistas. Sem contar que não foi renovado o contrato com a empresa de manutenção dos equipamentos", disse. O relatório cita os problemas apresentados na área odontológica das 18 unidades. "A Capelinha do Barreiro está há três meses com o consultório fechado e a UBS Virlânea Augusta de Lima, no Jardim Maracanã, não tem dentista há dois meses".

O vereador disse, em Plenário, ter uma preocupação muito grande com as questões relacionadas à saúde pública. "Nessas dezoito unidades estão interrompidos os atendimentos na área de saúde bucal. E lá na frente é que será refletido esse trabalho que não está sendo realizado hoje. Nossas crianças estão sem fazer acompanhamento e tratamento dentário. Falo como leigo, mas sei da importância de zelar da saúde de nossa boca, pois através dela pode-se diagnosticar e prevenir vários problemas. Como não estão acontecendo esses atendimentos, as pessoas poderão, futuramente, recorrer às Unidades de Saúde, como do Mirante ou São Benedito, para solucionar problemas crônicos que poderiam ter sido prevenidos através desse tipo de atendimento que se encontra interrompido", explicou.

Cléber Humberto Ramos (PROS), em sua fala, ressaltou a importância da prevenção e completou dizendo que a Prefeitura "tem vários profissionais dentistas e nada mais justo que oferecer condições de trabalho a eles e atendimento a população".

Durante o seu pronunciamento, Paulo César Soares – China (SD) frisou estar decepcionado com a Secretaria Municipal de Saúde.

Departamento de Comunicação