Franco Cartafina defende mudanças no BRT e critica falhas de engenharia

29/04/2015 00:00

Compartilhar

Os impactos provocados pela implementação do Sistema BRT foram abordados pelo vereador Franco Cartafina (PRB) no Plenário da Câmara Municipal. Ele, inclusive, defendeu que alguns pontos sejam repensados, principalmente no que diz respeito aos estacionamentos. 
"Eu tenho percebido que na Avenida Leopoldino de Oliveira, principalmente, o impacto comercial foi muito grande. É um ponto delicado e se for o caso de repensar o estacionamento, isto deve ser feito", afirmou o vereador.
Franco também disse que não é preciso ter formação técnica ou ser engenheiro, para prever os problemas que surgiram nas pistas exclusivas para os ônibus. O comentário diz respeito à permeabilidade do asfalto que, segundo ele, foi afetada de maneira óbvia, principalmente onde as ilhas são gramadas, facilitando a absorção da água.
"Infelizmente o dinheiro público foi jogado no ralo", disse o parlamentar. O vereador acredita que devem ter gasto ainda mais dinheiro para refazer o serviço do que o que foi gasto anteriormente. E mesmo com estes reparos, ele prevê que o problema deve voltar a ocorrer no futuro, pelo mesmo motivo. 
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) comentou que já fez um requerimento solicitando cópia do contrato realizado pela prefeitura com a empresa responsável pelo recapeamento, para ver se consta no mesmo apenas o asfaltamento, ou também outros cuidados e estudos que deveriam ter sido feitos. De acordo com Ripposati, assim que ele tiver o retorno dos questionamentos, vai divulgar as informações no Plenário. 
Ainda sobre o sistema BRT, o vereador Franco Cartafina está pedindo ao Executivo para que seja realizado um estudo, uma análise com o objetivo de suprimir duas rotatórias na avenida Leopoldino de Oliveira, uma nas proximidades do bairro Manoel Mendes e outra do início da Univerdecidade, que dão acesso aos terminais Leste e Oeste. 
"Eu entendo que se fizerem um cruzamento simples pode ser melhor do que rotatórias com semáforos", argumentou o vereador. "Estas rotatórias estão ficando muito difíceis de se transitar, perigosas, não apenas para pedestres, mas também para circulação de carros e motos", acrescentou.
Ripposati voltou a se manifestar, dizendo que já pediu ao governo municipal a retirada da rotatória próxima ao Uberabão. Segundo ele, os próprios engenheiros já concordaram, faltando apenas o parecer favorável da prefeitura.  
Prestação de contas - O vereador Franco Cartafina explicou que tem apresentado os resultados semestrais dos trabalhos realizados durante seu mandato. O resumo dos últimos seis meses estão sendo divulgados através de um informativo, que está disponível em seu gabinete.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
28/04/2015

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados