A falta de fomento ao esporte uberabense é uma das preocupações do vereador Franco Cartafina (PRB), que, durante sua apresentação de Requerimentos e Indicações no Plenário, levantou bandeira em prol dos atletas da cidade. 

Segundo o parlamentar, vários atletas o procuram pedindo ajuda no transporte e alimentação durante o período de competições em outras cidades. "Temos culturalmente o futebol como a paixão nacional, entretanto, atualmente, outras modalidades do esporte estão em evidência no cenário nacional e necessitam de atenção", disse, citando em seguida vários nomes de atletas da cidade que estão se destacando em outros cenários e ‘levando’ o nome de Uberaba. Franco ressaltou que eles sempre questionam a falta de apoio da Prefeitura ao esporte, mas, sobretudo, fez questão de enaltecer o trabalho desempenhado pelo Secretário Municipal de Esporte. "Luiz Medina é um secretário que tem se desdobrado para cumprir as atribuições da pasta e entendo que os recursos destinados à mesma estão defasados com a realidade, assim como também com o potencial social que a secretaria apresenta na cidade", afirmou, acrescentando a necessidade de se estudar possibilidades para melhorar o orçamento anual destinado à secretaria. "Para que se possam desenvolver políticas públicas efetivas e coordenadas nesse sentido. Não estou pregando que todo atleta ou competição tenham que ser atendidos necessariamente pela PMU. É importante estabelecer critérios e também realizar triagem com o intuito de fomentar aqueles atletas que se destacam no esporte a nível estadual ou nacional", ressaltou.

De acordo com o vereador, ainda será realizada uma reunião com esportistas da cidade, com o objetivo de se unir várias categorias do segmento, para apresentarem um projeto para o prefeito Paulo Piau, que retrate a importância de se fazer um planejamento no setor. "Queremos mostrar ao prefeito e também ao secretário o que acontece com nossos atletas hoje. O chefe do Executivo tem tanta atribuição que talvez acabe não tendo conhecimento do que acontece em algumas situações".

Franco disse que o desejo de todos é que, no próximo ano, os atletas possam contar com um trabalho mais efetivo, planejado, coordenado e com condições de dar estrutura para os mesmos. "Temos que aumentar os recursos, concretizar projetos, envolver lideranças e profissionais de cada categoria, para que tudo seja feito de forma conjunta e, assim, realizar um trabalho de crescimento de todas as modalidades do esporte de nossa cidade. Já que temos atletas de alto nível que podem representar muito bem Uberaba em outros cenários".

Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB) parabenizou Franco pelas palavras e também Medina e sua equipe. O vereador apoiou o colega ressaltando que a secretaria precisa de ajuda "para que, no próximo ano, ela possa contar com recursos que atendam aos anseios desses atletas". O vereador ainda lembrou da atual situação da Associação dos Deficientes Físicos Uberaba – ADEFU, que, segundo ele, tem atletas paralímpicos, mas não possui lugar adequado para os treinos realizados na associação. 


Departamento de Comunicação

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020