Franco Cartafina quer Semana de Orientação Postural em Uberaba
O vereador Franco Cartafina, membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Uberaba, defende a inserção da Semana de Orientação Postural no calendário do município para que as secretarias de Educação e outras possam implementar atividades focando a prevenção contra problemas posturais e, possivelmente, oferecer atendimentos na área da saúde. O vereador protocolou o projeto de lei que cria a Semana, pois dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 80% da população mundial sentirão dores nas costas pelo menos uma vez na vida.
O vereador entende que a orientação por meio da educação é a melhor forma de prevenir contra problemas relacionados à má postura. Após a aprovação do projeto, Franco diz que irá se reunir com as equipes das secretarias para elaborar e desenvolver campanhas educativas nas escolas, órgãos públicos e em outros locais de grande movimentação na cidade. Também procurará as entidades de classe como Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Uberaba) etc, buscando adesão à iniciativa para desenvolverem campanhas com seus associados.
A preocupação de Franco com a matéria o levou a fazer um levantamento para detectar se há alguma legislação aprovada anteriormente com o mesmo foco. O estudo encontrou duas leis, uma de 1998, de autoria da sua avó, a então vereadora Teresinha Cartafina. Ela não cria a Semana, mas estabelece peso máximo para o material escolar transportado pelos alunos das escolas municipais. 
Ele também localizou uma Lei de 2008 que institui o Teste do Minuto prevendo avaliação ortopédica da coluna. Em requerimento, ele solicita informações acerca de possíveis ações que estejam sendo empenhadas para que as referidas leis sejam efetivamente cumpridas. Ainda no requerimento solicita a instalação de armários escaninhos para que esta legislação possa ser plenamente viabilizada.   "As dores nas costas que porventura surjam na infância tendem a se agravar na fase adulta", alerta o vereador.

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020