Franco quer programa “Estação da Juventude” em Uberaba

22/08/2013 00:00

Franco quer programa “Estação da Juventude” em Uberaba
O vereador Franco Cartafina, coordenador estadual do PRB Juventude de Minas, quer beneficiar Uberaba com a participação do município no programa do governo federal chamado Estação da Juventude, que consiste em um espaço para realizar atividades com os jovens e de informação sobre diferentes programas como Pronatec, Prouni, Enem, Proeti, além de oficinas culturais envolvendo música e teatro. "Como se fosse um centro de referência da juventude", diz.
O vereador fez um requerimento ao Executivo para que Uberaba envie projeto para participar do Edital que liberará recursos para a iniciativa. Atendido pelo prefeito Paulo Piau, que repassou a responsabilidade à Secretaria de Desenvolvimento Social, que já organiza a Conferência Municipal de Juventude, Franco disponibilizou a equipe do seu gabinete para ajudar na elaboração do projeto. Nesta semana, a titular da Seds, Ângela Dib, se reuniu com o chefe de gabinete do vereador, Guilherme Gonzaga Bento, para tratar do assunto.
O projeto de Uberaba focará ações voltadas para rede social digital para dar acesso às informações e formar uma rede fortalecida com a participação das universidades e centros de capacitação para produzir diagnósticos a partir de pesquisas que identificarão as demandas dos jovens. Bento explica que o trabalho será realizado com o desenvolvimento de metodologia específica para esse público. "Vamos tentar incluir a realização de oficinas de emancipação da juventude", frisa, acrescentando que isso significa reconhecer o passado, valorizar o presente e pensar o futuro.

Conferência - A Conferência Municipal de Juventude será promovida no dia 14 de setembro. O momento é de mobilização por meio de conferências livres para mobilizar os jovens e conscientizá-los de que eles devem se preparar debatendo políticas públicas para os jovens. Já há três conferências livres confirmadas: uma do Projeto Fica Vivo e outras do Movimento Uberaba Jovem (MUJ) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Para obter mais informações, as escolas e outras instituições interessadas em promover encontros preparativos para o evento de setembro, devem entrar em contato pelo telefone (34) 3318-1734.

Parlamento Jovem - Uma delegação de Uberaba composta de dez pessoas seguiu para Belo Horizonte, onde participa até sexta-feira, 23, da etapa estadual do Parlamento Jovem.  Os seis eleitos para representar Uberaba, Breno Rezende, Otávio Mio e Dominique Fonseca, do Colégio Marista Diocesano, e Mirella Ribeiro, Ivan Rodrigues e Beatriz Vitória, da Escola Estadual Corina de Oliveira, apresentam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais as três propostas consolidadas do PJ de Uberaba, criado por Resolução de autoria do vereador Fraco Cartafina, nos eixos Água, Gestão dos espaços urbano e rural e Produção e consumo, acompanhados dos coordenadores municipais Rochelle Gutierrez Bazaga e Guilherme Gonzaga Bento, e de dois monitores da UFTM. Franco desembarcará nesta sexta-feira na capital mineira para acompanhar in loco a Plenária Final do PJ, em que Uberaba é um dos 18 municípios participantes.