Franco recebe coordenadores do Parlamento Jovem da região

13/02/2014 00:00

Franco Cartafina (PRB) recebeu em Uberaba, hoje (13), os coordenadores do Parlamento Jovem das cidades de Conceição das Alagoas, Genistela Barbosa; de Iturama, José Mauro Freitas e de Uberlândia, Eliphelet da Silva, para definir como será a I Etapa Regional – pólo Triângulo Mineiro - do Parlamento Jovem, que será realizada no mês de setembro. Até o ano passado as etapas eram apenas municipal e estadual e, a partir deste ano, terá a etapa regional. Os coordenadores de Uberaba, Rochelle Gutierrez Bazaga e Guilherme Gonzaga Bento, também participaram da reunião e acompanharam a comissão em uma visita na Câmara Municipal de Uberaba.

O vereador destacou a importância da etapa regional, que teve a sua participação durante a criação, onde irá reunir 15 alunos representando as quatro cidades citadas. Acrescentou que o objetivo do encontro é discutir sugestões que serão formalizadas através de documento oficial a ser encaminhado para a etapa Estadual.

Para Franco Cartafina, "o Parlamento Jovem de Uberaba está se destacando na região, tornando referência em diversas cidades, o que justifica a realização da I Etapa regional em nossa cidade". Aproveitou para informar que o tema do PJ deste ano será "Envelhecendo com qualidade de vida". O vereador qualificou o tema com sendo de grande relevância. "O nosso dever não é tratar o idoso, mas todo o processo de envelhecimento, para chegar à terceira idade com vigor, energia e, acima de tudo, felizes", disse.

A coordenadora Rochelle Bazaga ressaltou que cada cidade trabalha com uma quantidade de alunos. Iturama com 100; Conceição das Alagoas com 30 e Uberaba e Uberlândia com 60 alunos. "É importante informar que estes alunos representam, no Parlamento Jovem, os estudantes de cada escola, além de todos os jovens da cidade", esclareceu. Aproveitou para divulgar que o lançamento do Parlamento Jovem de Uberaba - 2014 será realizado no dia 26 de fevereiro, no Plenário da Câmara Municipal, às 15h.

O presidente Elmar Goulart, reuniu com a comissão e informou que a CMU é parceira no evento e que dará toda a estrutura que for necessária. Ressaltou a importância da parceria da Assembleia Legislativa no Parlamento Jovem e lembrou que na abertura do PJ em Uberaba, o presidente da ALMG fez questão de estar presente e em seu pronunciamento disse que este é um projeto que considera "a menina dos seus olhos". "Assim como Dinis Pinheiro, a CMU acredita nos jovens e que a inserção deles no PJ é muito importante, para que tenham uma visão positiva da política brasileira".

Samuel Pereira (PR), que estava presente na reunião, se manifestou dizendo que a juventude merece respeito e confiança. Enalteceu o Parlamento Jovem e ressaltou que os Poderes Legislativos precisam de pessoas preparadas para assumir a vereança no futuro e o PJ está preparando-os para serem políticos responsáveis e competentes no futuro. "Nós não seremos vereador para sempre, outros ocuparão nossas cadeiras e que sejam esses jovens", manifestou.