Franco trabalha para isenção de pedágio para vans escolares e Corpo de Bombeiros

11/11/2015 12:05

Durante a sessão plenária desta terça-feira (10), o vereador Franco Cartafina (PRB) destacou que está trabalhando para que motoristas de vans escolares, que fazem o transporte de alunos na zona rural trafegando pela BR 050, sejam poupados do custeio do pedágio nessa Rodovia.

Segundo Franco, tendo em vista a importância da prestação de serviço de transporte escolar nas comunidades rurais e distritos de Uberaba, a cobrança de pedágio afeta no custo do transporte. “A situação gera insegurança e até mesmo desestimulo aos proprietários das vans que realizam o serviço, uma vez que houve aumento acima da inflação nos insumos para manutenção desses veículos”, disse.

O vereador frisa que seu objetivo é fazer com que a Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás S/A (MGO Rodovias), responsável pelo pedágio, entenda que esse traslado de estudantes da rede municipal é exatamente uma prestação de serviço. “Não acho justo, os seis motoristas de vans que fazem o percurso diariamente custearem o pedágio, já que o trecho está situado em nosso Município. Já fizemos reuniões com os motoristas, o subsecretário de Educação, Eduardo Callegari, e a Secretaria Municipal de Educação não vislumbra outra solução a não ser a jurídica, pois a solicitação foi feita à concessionária, que afirmou que não abrirá mão do referido pagamento. Por outro lado, penso que os trabalhadores devam ser indenizados pela Prefeitura, porque nos momentos em que foram feitos a licitação e o contrato com o Executivo não constava termo que regulamentasse a presença de pedágio na 050, pois todo esse processo foi realizado antes de sua instalação. Estamos lutando nessa causa  e entendo que todos os motoristas devam ser ressarcidos, ao final de cada mês, pelo Executivo dos valores gastos com a cobrança”, falou o parlamentar.

Franco disse que, até o momento, há muito que se negociar ainda, com a Prefeitura Municipal e concessionária, sobre o assunto.

Corpo de Bombeiros – Trinta homens da corporação militar de Uberaba são destacados para trabalharem em Campos Altos (MG), de acordo com o vereador. “Grupos de Bombeiros são destacados para trabalharem 24 horas, por dia, em Campos Altos e as outras 72 horas ficam em Uberaba. As famílias desses militares, assim como eles, moram aqui. Busco uma alternativa para que fiquem isentos da taxa do pedágio, pois, além de estarem a serviço do Estado, um único veículo faz o deslocamento diário desses homens entre as duas cidades. Cabe um bom senso nesse caso. Diante de uma possível negativa da Concessionária Triunfo Concebra, poderíamos então estabelecer uma tarifa diferenciada. Estaremos encaminhando, nos próximos dias, um ofício ao Comando do Corpo de Bombeiros em Uberaba e também à Concessionária Triunfo para chegarmos a um entendimento.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação