Godoy e Dutra se mobilizam por Usina de Lixo

30/03/2010 00:00

Godoy e Dutra se mobilizam por Usina de Lixo

Disposto a incentivar o Executivo a adotar uma Usina de Lixo para Uberaba, os vereadores Carlos Alberto de Godoy e Luiz Humberto Dutra estiveram no Rio de Janeiro para conhecer o projeto. Segundo Godoy, a usina está em fase final de elaboração tecnológica, tendo iniciado negociações com vários municípios visto sua eficiência. Ainda de acordo com o parlamentar, ao fazer à extração do lixo a usina dispensa aterro sanitário, pois não tem sobra, ou seja, lixo zero. “Eles recebem o lixo que vem da rua, na primeira etapa da esteira separam o que é reciclável e o que deve ser incinerado. Este lixo é submetido a um forno de mil graus”, disse.
O melhor, ainda afirmou Godoy, é que esta queima produz gases, que geram um vapor que produz energia elétrica. Pelas informações, Uberaba gera 219 toneladas/dia de lixo e uma usina para tratar todo este volume poderá gerar energia elétrica para 25 mil casas. O valor da planta da usina é de R$ 45 milhões. “É um alto investimento, mas é uma resolução para o futuro. Em Uberaba, a média do custo de aterramento do lixo é de R$ 60 por tonelada, ou seja, gastamos R$ 13 mil por dia e se multiplicarmos por 30, gastamos R$ 394 mil/mês. Montante este que paga a prestação de um financiamento junto ao BNDS, isto considerando apenas o passivo ambiental, não estou colocando nesta conta o lucro com geração de energia e crédito de carbono” explicou Godoy.
Dutra ressaltou também que a tecnologia é totalmente nacional e o projeto pode ser implementado através de uma PPP (Parceria Pública Privada). Ainda segundo os vereadores, a partir de agora, eles farão gestão junto ao Executivo para tentar “vender” a idéia, visto o alcance ambiental e social que o projeto trará para a cidade de Uberaba. Os vereadores também explicaram que o município pode fazer a implantação, enquanto a parceria privada atua na operação e manutenção da usina. "É um projeto de magnitude e por isso temos que nos mobilizar, insistir, apontar alternativas, pois no que diz respeito ao futuro, este projeto pode ser considerado de referência  e temos que pensar na questão ambiental com seriedade", avalia Godoy.
Lei Geral - O vereador Carlos Alberto de Godoy está tratando junto à Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, do 2º Workshop sobre a Lei Geral. O evento, de acordo com o parlamentar, apresentará aos empresários uberabenses o desenvolvimento do Banco do Povo e as linhas de crédito disponíveis. “Temos que esclarecer dúvidas, mostrar alternativas e garantir a possibilidade de crescimento para nossos empresários. A Lei Geral será um grande avanço, mas não podemos parar, temos que criar oportunidades para a evolução empresarial”, disse o vereador, garantindo ainda, que o projeto da Lei Geral entrará para discussão e votação na próxima semana.
Saúde - Outra ação promovida por Godoy, juntamente com o vereador Luiz Humberto Dutra, diz respeito à implantação em Uberaba das ATI’s  (Academias da Terceira Idade). Após reuniões com o Executivo, o projeto está em fase final de elaboração. “Estamos buscando agendamento junto ao Ministério dos Esportes para entregar o projeto e buscar os recursos para sua implantação. Em sua estada em Uberaba, o secretário executivo do Ministério, Wadson Ribeiro, que estava como ministro interino, destacou a importância do mesmo e deu seu apoio para que Uberaba o implante. Sendo assim, estamos correndo atrás”, afirmou Godoy.