Godoy e Rodrigo Mateus querem incentivar  visitas a Museus

Com o objetivo de fomentar a cultura em todos os níveis, o primeiro secretário da Câmara, vereador Carlos Alberto de Godoy (PTB), presidente da Comissão Permanente de Educação Cultura, se reuniu esta tarde, com o presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Mateus. Na pauta do encontro, a criação de mecanismos visando incentivar a visitas a Museus. Segundo Godoy, a Fundação Cultural, tendo a Câmara como parceira, dará início a uma campanha para divulgação dos Museus da cidade, no sentido de fomentar visitas, despertando o interesse de turistas, mas também dos munícipes. “Os museus são peças importantes da cultura, pois guardam histórias e objetos que contam a vida de cidadãos e, por seqüência, de uma cidade. Ou seja, preservam a memória”, explicou o vereador.
Ainda de acordo com Godoy, além desta campanha, os dois órgãos produzirão material gráfico em comum, como por exemplo, um guia de museus. Ele revelou também que na reunião ficou definido que Rodrigo Mateus encaminhará ao prefeito Anderson Adauto, uma solicitação para contratação de um museólogo, visando à capacitação de pessoal para atendimento nos museus. Godoy explicou também que a ideia é firmar convênio para capacitar estudantes, possibilitando que os mesmos façam seus estágios ou participem do treinamento como curso de extensão. Além de Godoy e Rodrigo Mateus, participaram do encontro, Hugo Prata (Museu do Zebu), Luiz Carlos (Peirópolis), Paulo Miranda (Artista Plástico), Hélio Siqueira (Artista Plástico) e Irmãs Ângela e Maria Eugênia (Irmãs Dominicanas – tem museu na capela), além de outros servidores da Fundação Cultural. Prata sugeriu, inclusive, envolver o pessoal do UAI (Unidade de Atenção ao Idoso), no projeto.
Legislação – Sobre as Leis de Cultura para a cidade, o vereador Godoy, que havia discutido a semana passada com Mateus sobre esta questão, explicou quais os passos que serão dados a partir de agora, visando à elaboração de legislação específica para o setor cultural da cidade. “Fizemos um fórum cultural, uma audiência pública, encaminhamos minutas com as Leis propostas e agora faremos uma consulta popular via internet, para finalizarmos as Leis e leva-las a plenário”, disse.
As legislações citadas por Godoy, são: Lei de Incentivo a Cultura, Fundo Municipal de Cultura e o Cadastramento Cultural.

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020