Godoy propõe dinamismo e participação popular no Legislativo

25/08/2011 00:00

Godoy propõe dinamismo e participação popular no Legislativo

Através da criação das comissões de Mérito e de Participação Popular, vereador Godoy pretende agilizar as ações dos vereadores e envolver a população nos trabalhos da Câmara Municipal.

O Primeiro Secretário da Mesa Diretora, vereador Carlos Alberto Godoy (PTB) propõe à Câmara Municipal de Uberaba, a criação da Comissão de Mérito e Comissão de Participação Popular com o objetivo de dinamizar o trabalho dos vereadores e democratizar a participação popular no Legislativo. O parlamentar explicou que a proposta também é defendida pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais – ABRACAM, da qual faz parte.

A Comissão de Mérito tem a função de avaliar e acolher as sugestões dos vereadores com o objetivo de aprimorar os projetos antes de ir à votação. “O que percebemos é que muitas vezes as matérias vão para plenário e surgem muitas sugestões e dúvidas que impedem a votação. Isso atrasa o andamento dos trabalhos. A Comissão de Mérito vai analisar os projetos previamente, dinamizando dos trâmites da casa”. De acordo com o regimento interno vigente, os projetos precisam passar pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação antes de serem submetidos ao Plenário. A proposta de Godoy é que, em seguida, eles também passem pela Comissão de Mérito para só depois serem votados.

Já a Comissão de Participação Popular tem a função de acolher as propostas dos segmentos populares e trazê-las para dentro da Câmara Municipal. Para o parlamentar, uma vez que os vereadores são os representantes da população, nada mais justo do que interagir com a comunidade no momento de tomar as decisões em prol do município. “Essa comissão possibilita a democratização da participação popular no Legislativo”, salientou.

Godoy explicou que a análise de ambas as propostas estão em andamento. Enquanto isso, o vereador, que preside três comissões na CMU, explica que a criação de mais duas com o objetivo de facilitar e melhorar os trâmites no âmbito da Casa só tem a contribuir com as ações parlamentares. “Com as novas comissões, estamos pensando numa forma de ganhar tempo e eficácia no Legislativo”, finalizou, revelando que levou a proposta também para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.