Guardadores e lavadores de carro já podem ser cadastrados
O projeto de autoria do Executivo que dispõe sobre a autorização de cadastramento de Guardadores e Lavadores de Veículos voltou à pauta e abriu a primeira reunião de agosto. Wellington Cardoso, secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública e Antônio Alexandre Machado, diretor da SEDS estiveram presentes para esclarecer as dúvidas dos vereadores. Segundo Cardoso, o cadastramento representa uma chance ao cidadão de saber quem é que está guardando o seu carro. 
Aprovado com três emendas, os vereadores ainda questionaram sobre critérios para o cadastramento, apontando a possibilidade de haver conflitos entre os próprios guardadores em relação ao ponto.  Para o secretário, poderá haver conflito, mas ainda assim, é preciso valorizar dois importantes itens envolvidos: “a questão social, que abrange os guardadores e a segurança pública, pois, uma vez identificado quem está trabalhando ficará mais fácil para o cidadão que, por ventura, venha se sentir lesionado”. 
Machado alertou que a intenção da secretaria é aproximar-se dessa parcela da população, ou seja, guardadores e lavadores, e tentar entender a situação em que está vivendo, propondo alternativas. No entanto, o vereador Marcelo Machado Borges (DEM) ainda argumentou sobre o cadastramento e  treinamento. “Não saberemos como serão feitos. Tenho medo de brigas entre as pessoas que trabalhavam no local. Como tirar uma pessoa que está há tantos anos no local e colocar outra, como vão lidar com possíveis conflitos nesse sentido? É preciso fazer uma avaliação agora”. 
Lourival dos Santos (PC do B) lembrou também do papel das polícias para ajudar quando certas pessoas tiverem restrição em relação ao trabalho. “Quem está trabalhando corretamente terá a sua vez. Mas e aqueles que têm restrição? A polícia precisará agir”, cobra. . 
Para Almir Silva (PR), que, juntamente com Itamar Ribeiro (DEM) idealizou o projeto, apontou que este é o primeiro passo. “Não estamos criando a profissão de flanelinha, pois eles já existem aos quatro cantos da cidade. Assim, temos então que saber quem é que está disposto a guardar nosso veículo. Com esse cadastramento, teremos dados. Poderá se criar cursos para tirar um adolescente da rua. E ainda protegeremos quem precisa usar aquele espaço público, já que às vezes, não podendo ajudar com alguma moeda, o cidadão terá segurança de que não vai enfrentar nenhum problema com seu carro, pois o flanelinha já estará identificado”, garante Almir.
O vereador Jorge Ferreira (PMN), mostrando apoio ao projeto, lembrou que é preciso uma identificação justa, “pois sabemos que tem senhores que precisam de um complemento para cuidar da família, mas tem gente que está ali para pegar umas moedinhas para gastar com drogas depois”. 
A segurança do cidadão em relação a quem é o guardador também foi preocupação do vereador Chiquinho da Zoonoses (PR). Ele relatou que na região do Cemitério há uma rotatividade de pessoas que se dispõe a ser guardador e que um deles, inclusive, teria agredido uma senhora porque achou pouco o pagamento feito com uma moeda de 50 centavos. 
Para o vereador Afrânio Resende (PP), não havia motivo para maiores discussões. “Vi em Brasília pessoas identificadas trabalhando de guardadores de carro. Por que aqui essa dificuldade? Não vejo problema algum. Com esse cadastramento, essas pessoas vão se sentir até mais valorizadas”, observa. 
Vale destacar que a proposição se refere apenas aos guardadores (flanelinhas) e lavadores que atuam em área pública externa, ou seja, ficam excluídos os lava-jatos, estacionamentos e similares. O cadastramento será feito pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDS.

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020