Hospital da Criança contará com emendas parlamentares

14/11/2009 00:00

Hospital da Criança contará com  emendas parlamentares

Atendendo convite do vereador José Severino Rosa (PT), a presidente do Hospital da Criança, Maria Rita Carniel, participou de sessão plenário esta semana, na Câmara Municipal de Uberaba. Ao fazer uso da tribuna, Carniel falou sobre o desafio de estar à frente da instituição hospitalar, exercendo seu trabalho, como voluntária. De acordo com a presidente, o H.C. que é filantrópico, sobrevive de doações e parcerias, como a da Prefeitura de Uberaba, que repassa R$ 45 mil/mês. Ele revelou também que pretende ampliar o atendimento aos adolescentes de 14 a 17 anos que, segundo ela, “estão carente deste atendimento, visto que estão no limiar entre ser criança e adulto”.
Sendo referência no atendimento às crianças, Carniel explicou que a instituição precisa de melhorias, sendo elas, a identificação de entrada e saída, armários e arquivo para guardar a documentação hospitalar que, revelou, hoje acumulam mais de dois milhões de folhas, contendo dados importantes de atendimentos e internações.
O vereador autor do convite, Severino, parabenizou Carniel pelo trabalho e rendeu elogios à instituição hospitalar que tem “socorrido” às crianças uberabenses durante todos estes anos. “Sabemos do trabalho nobre que executam e de maneira voluntária, dedicando seu tempo e força de trabalho as crianças. Queremos compartilhar com vocês, nos sentido de destinar emendas para o Hospital da Criança”, garantiu ele, explicando que vai incluir o hospital nas suas emendas, que serão entregues a Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara até o dia 18 de novembro.
O primeiro secretário da CMU, vereador Luiz Humberto Dutra, garantiu empenho junto ao governo municipal, no sentido de liberar emendas para a instituição. João Gilberto Ripposati (PSDB), ressaltou a importância do hospital para a população uberabense. Ele também lembrou que há três meses, a ex-vereador Teresinha Cartafina, que comandou o HC por anos, juntamente com o deputado federal, Nárcio Rodrigues (PSDB) obteve compromisso do prefeito Anderson Adauto de rever o repasse da verba orçamentária, oriunda de emendas parlamentares, que não foram repassadas. “Peço ao líder do prefeito, vereador Cléber que cobre do prefeito este compromisso e libere as emendas destinada ao Hospital da Criança. Também sugiro que façamos uma emenda coletiva para auxiliar a instituição, no orçamento de 2010”, disse ele.
O vereador e professor, Carlos Alberto de Godoy (PTB), comungou com a iniciativa de Ripposati e pediu empenho ao líder, para que os repasses deste exercício sejam feitos, visto que o hospital atende a população de baixa rende e carece de auxílio. Garantindo empenho nesta questão, Cléber aproveitou também para cumprimentar o Gerente Geral da Caixa, Júlio César Ferreira Guariglia, que é parceiro do hospital. Ele lembrou que a Câmara tem atuado a favor de instituição de saúde de Uberaba, como por exemplo, o Hospital Hélio Angotti, e que fará o mesmo pelo Hospital da Criança. “Acredito que os vereadores e o Executivo, farão sua parte, mas também como pessoa física podemos auxiliar”, garantiu ele.
O vereador Tony Carlos, falou sobre o trabalho do hospital na comunidade e também se comprometeu a destinar emenda de sua autoria para o HC. O vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão, através de requerimento, solicitou a administração municipal, que renove o convênio com o HC, que deve ser renovado este mês, além de aumentar o valor do plantão já que, atualmente, se paga R$ 400 e o mercado paga R$ 600. Borjão também pede a ampliação do prazo para que o hospital se adapte às normas da Vigilância Sanitária, no que se refere à colocação dos armários e, conseqüente obtenção do alvará. “Também peço que a prefeitura firme parceria com o Hospital da Criança para disponibilizar recursos para a colocação dos armários”, disse.
O vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), parabenizou Carniel pelo trabalho e também cobrou o prefeito pela liberação dos recursos oriundos das emendas parlamentares.