II Congresso aborda consciência, gestação e Primeira Infância

Segundo painel apresentando no auditório da Prefeitura Municipal, durante II Congresso Brasileiro da Primeira Infância, tematizou “Consciência, Gestação e Primeira Infância”. Participaram psicóloga e psiquiatra da Universidade do Bebê em Pelotas (RS), Lucia Grigolleti, pediatra, neonatologista de Brasília (DF), Laurista Corrêa Filho, pediatra e nutróloga, Carla Oliveira Cardoso, Maria Alice Modesto Veludo representando Secretário Municipal de Saúde, Valdemar Hial, coordenadora do curso de Nutrição do IFTM, professora Danielle Freire Paoloni e vereador José Severino Rosa como representante da Comissão Permanente de Fiscalização Alimentar e Nutricional. Moderação do painel realizada pela psicóloga com formação em Valores Humanos Eleusa Gallo Rosenburg.
Orquestra Flautuando e Coral do Colégio Nossa Senhora das Dores presenteou participantes com melodia serena e inspiradora. Ambiente tornou-se propício para apresentação da primeira painelista da tarde, Lucia Grigolleti, que palestrou sobre “Consciência”. “O processo de consciência se constrói desde a etapa da gestação”, explica. Segundo ela, determinados elementos contribuem com o desenvolvimento de consciência da criança, como: memória; inteligências (múltiplas habilidades); percepção do não verbal; imitação (neurônios espelhos); identificação adesiva, tratando-se da imitação, e introjetiva, sendo necessário, aqui, que exista um adulto para traduzir as situações para a criança a fim de que ela desenvolva seu eu; aprendizagem e valoração. “Devemos estimular o desenvolvimento das competências das crianças”. 
Conferencista desde a primeira versão do evento em 2009, Laurista Filho, abordou “Importância da Primeira Infância na Saúde Mental do indivíduo”. “Todos os bebês humanos nascem com 100 bilhões de neurônio. Nós nos preparamos no útero de forma extraordinária. Nascemos prontos, mas, ao mesmo tempo, inacabados. Este acabamento vai se dar, sobretudo, nos três primeiros anos de vida”. Contudo, apesar deste rápido desenvolvimento, o bebê é totalmente dependente de um adulto. “A sociedade, os pais, precisam acolher o bebê e atuar em sua formação”.
Maria Alice Veludo, por sua vez, apresentou dados da Secretaria Municipal de Saúde. “Temos observado em nosso município, por exemplo, uma queda de óbitos. Isso é fruto de muito trabalho. Temos em Uberaba o Banco de Leite Humanos. Temos 31 Unidades Básicas de Saúde. Todas trabalham com gestantes e pré-natal”.
Em relação à Nutrição, Carla Cardoso e Danielle Paoloni mostraram cuidados com alimentação das gestantes e crianças. “O ato de comer não é somente para saciar a fome. Proporciona a comunicação, a troca”, explica Danielle. Carla alerta para o fato de que a alimentação saudável deve ser colorida. “É preciso dar ênfase nos cereais, tubérculos, leguminosas que são os famosos arroz e feijão. É importante que o horário de refeição da criança deve estar de acordo com a dinâmica da família”. Os pais devem estar atento às frutas, verduras, hortaliças, que também possuem alto valor nutricional.
Vereador José Severino encerrou painel expondo sobre interferência da mídia nos hábitos alimentares. Segundo ele, nem tudo que é saudável é alvo de propaganda. Idealizador do congresso, Lourival dos Santos, despede-se dos conferencistas e dos participantes da tarde agradecendo a presença de todos e reforçando a necessidade de vivenciar valores humanos. “O amor é o maior valor que nós temos”. 

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020