II Congresso Brasileiro da Primeira Infância apresenta primeiro painel

25/10/2010 00:00

II Congresso Brasileiro da Primeira Infância apresenta primeiro painel

Painel “Formação Integral da Criança desde a fase embrionária” iniciou as atividades do II Congresso Brasileiro da Primeira Infância. Antes das apresentações dos trabalhos, auditório da Prefeitura Municipal foi palco de crianças da creche Casa Menor Coração de Maria (Augusta) em apresentação de dança folclórica Bumba-meu-boi.
Entre os painelistas, psicóloga Conceição Aparecida Serralha, presidente da Comissão Científica, docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM –, pediatra Sônia Regina Silva, pesquisadora da disciplina de Odontopediatria da Universidade de Uberaba, Maria Angélica Hueb de Menezes, e, representando vereador Samuel Pereira, assessor Sérgio Humberto. Como moderador, psicólogo Lucas Félix.
Dra. Conceição Serralha iniciou explanações expondo sobre consciência na maternidade. “O que eu trago para vocês é a confirmação de muitos estudos. O bebê é absolutamente dependente de nós”. Segundo ela, a placenta não protege o bebê de todas as intervenções, por isso a gravidez requer cuidados especiais. “Qualquer situação estressora e repetitiva vai afetar essa mãe e, com isso, o feto”.  Por isso, a psicóloga explica que não basta a conscientização da mulher, é necessário conscientizar todo o ambiente, que engloba família, amigos, colegas, vizinhos.
Na vez de Dra. Sônia, alunos da Residência Médica de Pediatria da UFTM apresentaram relatos de casos científicos analisados pela equipe. Em nome de todo grupo, Andréia Vasconcelos elucidou sobre “Fibrose Cística não identificada pelo exame convencional” e “Prematuridade e suas consequências”.  Ana Carolina Del Duque expôs episódio de criança com a rara doença “Histiocitose X”, destacando a importância dos profissionais estarem alertas e analisar todas as possibilidades ao diagnosticar o paciente. Perla Argentato explicou sobre a Liga Acadêmica de Pediatria da universidade e Larissa Guimarães esclareceu sobre a Liga de Aleitamento Materno. Ao final das apresentações, pediatra e neonatologista residente em Brasília (DF), Laurista Corrêa Filho, avaliou os trabalhos, parabenizando as alunas e fazendo as considerações necessárias.
Cuidados odontológicos da gestante e da criança foi tema abordado por Dra. Maria Angélica.  Odontopediatra destacou a relevância de realizar o pré-natal odontológico para reduzir o risco de prematuridade. Ela aborda, também, sobre a essencialidade da prevenção. “A educação em relação à dieta pode ser considerada mais importante que os outros métodos preventivos na Primeira Infância. Sendo assim, a mãe é a ‘chave’ para prevenção”. Explanou sobre higienização bucal em bebês. “Neste caso, basta sujar a escova com a mesma pasta dental de toda a família”. Concluiu a participação salientando que educação é a base de tudo. “Economizaríamos muito com tratamentos se investíssemos em prevenção”.
Sérgio Humberto finalizou painel parabenizando iniciativa do idealizador do congresso, Lourival dos Santos, e fazendo apelo contrário ao aborto e defendendo a Primeira Infância acima de tudo. “Este congresso faz a gente meditar e pensar que sempre podemos fazer algo mais por alguém que espera de nós”.
Moderador, Lucas Félix, encerrou a manhã com a mensagem de que é preciso buscar sempre alcançar objetivos, sem nunca desanimar. Lutar pela Primeira Infância deve ser algo constante e universal.