II Congresso de Primeira Infância tem Palestra Magna

22/10/2010 00:00

Compartilhar

II Congresso de Primeira Infância tem Palestra Magna

O Auditório A – CEA – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – acolheu abertura oficial do II Congresso Brasileiro da Primeira Infância realizada esta semana. A Palestra Magna, proferida pelo médico representante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e professor titular de Pediatria da UnB – Universidade de Brasília, uberabense Dioclécio Campos Júnior, foi a primeira das apresentações acadêmicas e científicas previstas na programação do evento que se encerra hoje (22).
A mesa diretora foi composta pelo idealizador do evento e fundador do Instituto de Vivência em Valores Humanos, Lourival dos Santos, chefe de gabinete e Presidente de Honra do congresso, primeira-dama Angela Mairink Pereira, palestrante Dioclécio Campos, presidente do Instituto de Vivência em Valores Humanos, Mariella Carvalho Silva, vice-prefeita de Canela (RS), Lesli Seres de Oliveira, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado, Arnaldo de Almeida Garrocho, conferencistas Dom Antônio Dias Duarte e Laurista Corrêa. Como promotora do evento, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro foi representada pela pró-reitora de extensão da UFTM, professora Virginia Resende Weffort, Universidade de Uberaba por Nilo Ayer, Instituto Federal do Triângulo Mineiro pela professora Sandra Maria Sousa de Oliveira e Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro por Aguinaldo José da Silva.
A primeira atração da noite concretizada por Psicóloga Ednalva Freitas consistiu em apresentação de vídeo sobre trabalho do Instituto de Vivência em Valores Humanos, focando na importância dos valores humanos na vida das gestantes. Em seguida, coral do Conservatório Renato Frateschi apresentou canções com acompanhamento em libras, encantando e promovendo inclusão social.
Entre os pronunciamentos, Dom Antônio Duarte ressaltou a essencialidade da família e maternidade. “A família natural é o âmbito mais propício para o desenvolvimento da criança. Um de seus direitos fundamentais é que ela seja amada através do amor dos pais um pelo outro”. Mariella representando o Instituto convidou todos a vivenciar valores humanos. Angela Mairink expôs sobre políticas para crianças e adolescentes no município e agradeceu o convite. “Eu fico muito honrada por ser convidada como Presidente de Honra novamente”. Lourival, por sua vez, parabenizou toda equipe que trabalha na concretização do projeto.
Na Palestra Magna, "Prioridade para a educação infantil: da teoria à prática", Dioclécio Campos explicou sobre a etimologia da infância, bem como sua evolução histórica. A história passou por uma realidade de infanticídio e, mais recentemente, abandono, ao passo que o papel da sociedade é assegurar à criança seus direitos ao suprir suas necessidades. “A Primeira Infância é decisiva para a formação do adulto”.
O especialista, por meio de pesquisas, comprova que a solução para os problemas da Primeira Infância é investir em Educação Infantil. “A Educação Infantil não é tudo, mas é indispensável na superação das dificuldades e para evolução do indivíduo. Se não houver investimentos na Primeira Infância a sociedade estará perdendo muitos recursos concentrando investimentos em outros setores. Vale destacar que a educação não é sinônimo de escolaridade. Ela representa a garantia à criança de um ambiente rico à estimulação necessária para garantia do direito do ser humano nesse período”. Dioclécio finalizou demonstrando a afinidade de ideais do projeto e da SBP. “Estamos profundamente alinhados nesta causa e engajados na multiplicação destas iniciativas”.
Paralelo à II Semana do Bebê e II Semana de Vivência em Valores Humanos, o II Congresso Brasileiro da Primeira Infância somou cerca de 460 inscrições. Os certificados de participação serão entregues sexta (22) após Audiência Pública sobre Políticas Públicas para a Primeira Infância que começa às 14h30, no auditório da Prefeitura Municipal.

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados