Importância do Novembro Azul é lembrada na Câmara Municipal

11/11/2015 11:55

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no Plenário da Câmara Municipal para falarem sobre o Novembro Azul, a campanha de prevenção ao câncer de próstata. O responsável pelo convite foi o vereador Ismar Vicente dos Santos “Marão” (PSB), que destacou a importância do assunto, uma vez que o câncer de próstata é o segundo que mais mata pessoas do sexo masculino.

Além do subsecretário municipal de Saúde, Evaldo José Spíndola, estavam presentes a chefe do Departamento de Atenção Especial, Sheron Helen Silva, e a diretora de Atenção à Saúde, Elaine Teles Vilela.

Spíndola explicou que o dia 17 de novembro será o dia D da campanha, com a realização de aproximadamente 700 atendimentos. Segundo ele, os homens podem agendar as consultas nas unidades de saúde mais próxima de suas casas, no período das 07 às 17 horas, bastando apresentar o cartão do SUS.

O mutirão, realizado durante a semana, também vai acontecer aos sábados, das 07 às 12 horas, especialmente para quem trabalha e não tem como procurar o atendimento durante a semana. Nos dias 14 e 28 de novembro, os atendimentos vão acontecer na Unidade Regional de Saúde do bairro Boa Vista, enquanto no dia 5 de dezembro o atendimento vai acontecer na Unidade Regional de Saúde do bairro São Cristóvão.

O subsecretário ressaltou que os agendamentos devem ser feitos na unidades de saúde antecipadamente e que todos os homens que tiverem casos de câncer de próstata na família devem fazer os exames a partir dos 45 anos de idade. Os representantes da Secretaria de Saúde também disseram que a campanha será estendida até o mês de janeiro, para quando conseguiram aumentar mais 400 vagas para atendimentos.

Segundo eles, a exemplo do Outubro Rosa, a Novembro Azul tem sido um sucesso, mostrando que a população está se conscientizando. “Não adianta fazer apenas o exame de sangue (PSA), é preciso fazer também o exame clínico”, afirmou Elaine Teles, destacando que segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia, a estimativa é de que 52% dos homens não procuram atendimento preventivo. Atualmente existem 69 mil casos de câncer de próstata no país.

Além disso, o exame deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, e de seis em seis meses caso tenha pessoas com a doença na família.

Para o vereador Samir Cecílio (PSDB), é um serviço de utilidade pública. Ele pediu que a TV Câmara divulgue as informações para a população de forma maciça.

O subsecretário de Saúde disse que a divulgação é muito importante, pois os homens muita vezes tem preconceito e é preciso conscientizá-los. “Daí a importância da família. Câncer mata, mas se for prevenido, tem como tratar”, afirmou Spíndola.

O vereador João Gilberto Ripposati (PSD) destacou a importância da prevenção e da campanha. De acordo com ele, a cidade precisa conseguir um equipamento que identifica o câncer em qualquer parte do corpo. “É preciso adquirir um para a nossa região”, defendeu o parlamentar.

Para o vereador Ismar, o alcance do Outubro Rosa e do Novembro Azul é muito grande. Ele citou como exemplo o pai dele, que foi incentivado a procurar o atendimento e descobriu o câncer precocemente aos 68 anos, fez o tratamento e está bem.

Spíndola espera que a participação na Câmara possa ajudar a conscientizar os homens da cidade. O vereador Franco Cartafina (PRB) também disse que a participação das mulheres é fundamental para que os homens procurem fazer o exame, e que apenas com a prevenção será possível reduzir o número de casos da doença.

O secretário disse que a expectativa era de fazer 1.200 exames e já estão chegando a 1.500. “Talvez justamente por causa da influência da família.

Quem não quiser procurar as unidades de saúde, que procurem seus médicos e façam seus exames, finalizou Spíndola.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU