Iniciativa de Ripposati que altera Lei Municipal é aprovada na Câmara

14/10/2015 10:18

Compartilhar

O vereador João Gilberto Ripposati (PSD) defendeu no Plenário, hoje (13), Projeto de Lei que altera a Lei Municipal que estabelece normas pelas quais as entidades são declaradas de utilidade pública em Uberaba.

A proposta recebeu emenda que acrescenta termos a artigo da Lei nº 10.633/08, e a qual acrescenta a palavra ‘Centros Acadêmicos’ à norma. Antes, o artigo trazia: “Para aprovação de Projetos de Leis que declaram de Utilidade Pública as Sociedades Civis, Associações, Fundações, Caixas Escolares, Grêmios Estudantis da rede de ensino municipal e estadual, os Diretórios Acadêmicos e Diretório Central de Estudantes da rede de ensino estadual e federal, constituídos no Município de Uberaba, que tenham o fim exclusivo de servir desinteressadamente à coletividade, devem satisfazer às seguintes exigências:”.

Segundo Ripposati, o objetivo é o de abranger todos os segmentos da cidade. “O projeto é constitucional e com propósito de fortalecer, valorizar e reconhecer segmentos tão importantes dentro de uma instituição de ensino. Há necessidade de se valorizar e incentivar o funcionamento e mantença destas organizações que prestam relevantes serviços aos estudantes em nosso Município”, disse ele.

Franco Cartafina (PRB), apesar de ter votado favoravelmente à proposta, demonstrou certa preocupação com a especificação de entidades no projeto. “Acredito que ao invés de uma valorização, pode-se criar uma limitação”, alertando que todas as instituições, antes elencadas, e mais essas a serem contempladas pela iniciativa, são associações. “Novos projetos dessa natureza poderão aparecer na Casa. Entendo que seja melhor deixar a matéria de forma genérica, que contemple a todos”, frisou.

Ripposati justificou que somente o tempo mostrará a conseqüência da proposta. “Cabe a cada vereador, no encaminhamento de seus projetos, entender se aquele segmento deve ser valorizado. Como dizia Chico Xavier: ‘O tempo é o verdadeiro amigo das grandes respostas’. Pedirei pela revogação da Lei, caso seja entendido que ela não tenha utilidade”.

Vistas – Projeto de Lei, assinado pelo vice-presidente Afrânio Cardoso (PROS), teve pedido de vistas aprovado no Plenário. A proposta sugere a criação de Concurso de Redação, Poesia e Pintura entre alunos da rede pública municipal, cujo tema versará sobre o Meio Ambiente. No mês passado, Afrânio decidiu por sobrestar a proposição diante de alerta feito pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara sobre vício de iniciativa.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação - 13/10/2015

 

 

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados