Instituto São José Operário ganha área no Residencial 2000

17/11/2010 00:00

Instituto São José Operário ganha área no Residencial 2000

Também foi aprovado hoje, durante a sessão, o Projeto de Lei 211/10, que “autoriza a Concessão de Direito Real de Uso da área ao ‘Instituto de Formação, Estudos e Pesquisa São José Operário”. O instituto surgiu com o trabalho de um grupo comunitário com crianças e adolescentes, numa das periferias de Uberaba. Iniciado por três Irmãs Dominicanas - Irmã Anita Rocha, Terezinha Prado de Azevedo e Marie France Jougla, desde 1977 funcionou informalmente e em 1983, foi regularizado oficialmente, constituindo-se entidade filantrópica em 1993. Conforme consta no projeto, “o instituto atende famílias empobrecidas e desestruturas de vários bairros, convivendo com a proliferação da droga, da prostituição, da ociosidade, estando sujeitos a se tornarem suas próximas vítimas”. Segundo o coordenador do Projeto dos Meninos, que utilizará o espaço, na área doada será construído um Centro Comunitário, cujo objetivo é ajudar crianças e adolescentes no seu desenvolvimento integral de modo a se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis. A área doada está localizada no Residencial 2000, sendo 31.7290,22 m², no valor de R$ 327 mil.
Através de emenda aprovada em plenário, o vereador João Gilberto Ripposati (PMDB),  arantiu o retorno da área ao município, caso a instituição não faça nenhuma edificação no prazo de dois anos, conforme legislação municipal. O parlamentar também demonstrou preocupação com o término de área destinada à preservação ambiental. Marcos Cury garantiu que será desenvolvido projetos ambientais no local e que, inclusive, o promotor Carlos Valera, está acompanhando todos os processos em torno da instituição e da área doada. Os vereadores Luiz Dutra (PDT), Almir Silva (PR) e Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) questionaram os recursos para as obras e se o projeto já estava concluído. Cury explicou que o projeto tem vários parceiros e que, além disso, contam com o apoio do Poder Público.