Ismar comemora instituição do “Dia Municipal de Combate a AIDS”

16/12/2015 09:52

Aprovado na Sessão Legislativa desta terça-feira (15) o Projeto de Lei de autoria do segundo secretário da Mesa Diretora, vereador Ismar Vicente dos Santos “Marão” (PSB), que institui o “Dia Municipal de Combate a AIDS”, a ser comemorado anualmente em 1º de dezembro. Na defesa do Projeto o vereador destacou a importância de viabilizar ações que contribuam para a diminuição do número de infectados pelo HIV, momento em que citou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e falou da necessidade de ampla divulgação pelos meios de comunicação com informações e esclarecimentos acerca da doença, visando a diminuir o preconceito com relação à doença. Sugeriu ainda que sejam realizadas palestras, nas escolas, hospitais, empresas e associações com profissionais da área da saúde.  “Essas medidas contribuirão para o fortalecimento dos grupos e entidades que trabalham diretamente na prevenção e tratamento da AIDS”, pontuou.

Presente na reunião plenária o presidente da Associação de Apoio às Pessoas Vivendo com HIV de Uberaba, Nilton Carlos Resende, que em sua fala, reivindicou que mais espaços sejam disponibilizados para a divulgação dos riscos de transmissão do vírus da AIDS, agradeceu à Casa e em especial ao vereador Ismar Marão por ter abraçado a causa. Destacou que ainda há muito por fazer, uma vez que muitas pessoas ainda sofrem preconceito e por esse motivo não tem coragem de assumir a doença e se expor, comprometendo, assim, o tratamento. “Esperamos ter oportunidade de sermos tratados com respeito para vivermos com mais dignidade”. destacou.

Finalizando Marão pediu o empenho de todos na promoção de medidas que se tornem ações concretas, para minimizar o sofrimento físico e emocional pelos quais passam os portadores do HIV.

Jorn. Diva Luce Magalhães

Departamento de Comunicação da CMU