Ismar faz parceria para realizar o “Dia da Prevenção” nos bailes da terceira idade

09/07/2014 00:00

Os bailes realizados para idosos na cidade podem ser utilizados também como locais para prevenção a problemas de saúde. A ideia de criar o “Dia da Prevenção” partiu do vereador Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB), que ajuda a realizar um baile todas as quintas-feiras no Centro Social Urbano, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPMU).

Segundo o vereador, a intenção é de realizar exames, como glicemia e aferição depressão, além de informações sobre o tabagismo, entre outros, pelo menos uma vez por mês em um dos bailes realizados. Os demais acontecem na sede da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), na Igreja Nossa Senhora das Graças, às sextas-feiras,e no Uberaba Tênis Clube, aos domingos.

Marão explicou que se reuniu com o secretário municipal de Saúde, Fahim Sawan, que se comprometeu a disponibilizar equipes para acompanhar os eventos uma vez por mês, inclusive com distribuição de preservativos. Marão lembrou que muitos idosos não têm acesso às informações necessárias para se prevenirem contra doenças sexualmente transmissíveis.

A intenção é de iniciar o projeto no mês de agosto.

O vereador também comentou que apenas o evento do Centro Social Urbano reúne uma média de 300 pessoas a cada semana. "O que nós queremos é tentar oferecer mais qualidade de vida aos idosos", afirmou Marão. Ainda de acordo com ele, estes locais de divertimento e descontração acabam facilitando a abordagem dos profissionais de saúde.