Ismar pede informações sobre o antigo programa Sentinela
Foi aprovado em reunião ordinária o requerimento de autoria do vereador Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB) solicitando informações à administração municipal sobre o funcionamento do antigo “Programa Sentinela”, criado em 2001 através da Lei 7.904.
O “Sentinela” é um programa do Governo Federal implantado nos municípios oferecendo um conjunto de procedimentos técnicos especializados para atendimento e proteção imediata às crianças e aos adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual, bem como seus familiares, proporcionando-lhes condições para o fortalecimento da autoestima, superação da situação de violação de direitos e reparação da violência vivida.
Amparado por legislação federal este programa foi incorporado ao Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, ofertado pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – Creas.
Ismar tem levantado a bandeira contra a pedofilia e exploração sexual de menores na CMU. Recentemente foi aprovado Projeto de Lei de sua autoria, já transformado na Lei 11.561, que “determina que antes de todas as projeções cinematográficas na cidade de Uberaba, seja projetada informações sobre combate a pedofilia e abuso sexual de crianças e adolescente”. A proposição de Lei foi encaminhada para sanção do Prefeito Municipal, que tem até dia 05 de agosto para sancionar ou vetar.
Em conjunto com os parlamentares Samir Cecílio (PR), Paulo César Soares (PSL) e Samuel Pereira (PR), o vereador solicitou ao presidente da Câmara, Elmar Goulart (PSL), a alteração do slogan educativo nas correspondências da CMU para campanhas de conscientização ao combate, ao abuso sexual infantil e pedofilia. Medida que já foi adotada pela Casa.
“Não podemos ficar de braços cruzados diante de uma realidade tão dura como essa. No Brasil a cada 8 minutos uma criança é vítima de violência ou abuso, por isso durante todo meu mandato estarei levantando esta bandeira e pedindo o apoio de todos para mudar esta realidade” destacou Marão.
O vereador finalizou enaltecendo a atitude do Papa Francisco ao assinar, no mês passado, um decreto que reforça as sanções penais contra os abusos a menores de idade na Santa Sé e na Cúria, que inclui os crimes de pedofilia e a prostituição de menores.

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020