Está tramitando na Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementar 007/15, de autoria do vereador Ismar Vicente dos Santos – "Marão" (PSB), proibindo aos usuários dos estádios, campos de futebol e demais aglomerações populares, portarem ou utilizarem bombas, morteiros, foguetes, rojões, fogos de estampidos ou quaisquer outros engenhos pirotécnicos que produzam efeitos semelhantes.
"Temos um triste histórico de uso de foguetes, principalmente nos campos de futebol, locais que atraem um grande número de crianças, jovens e adultos, trazendo riscos a todos", ressaltou Ismar lembrando o episódio lamentável da morte de um torcedor na Bolívia, atingido por um sinalizador.
O parlamentar argumentou que nem sempre os acidentes ocorridos com fogos é devido a problemas de qualidade do produto, mas sim à má utilização por parte do usuário que, em certos casos, não cumprem as instruções repassadas pelos fabricantes. "Muitos torcedores manuseiam de forma incorreta e sem nenhum tipo de proteção e preparo estes fogos, colocando em perigo a integridade física de todos os presentes", ponderou.
Ismar finalizou destacando pesquisa realizada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que apontou que o uso de fogos de artifício pode provocar em 70% dos casos queimaduras; em 20% lesões com lacerações, e 10% amputações dos membros superiores, e também há um grande número de lesões de córnea ou perda da visão, bem como lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição
Jorn. Cássia Queiroz
Departamento de Comunicação da CMU
14/04/2015

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020