Itamar faz uma série de reivindicações para a Saúde

18/07/2011 00:00

Itamar faz uma série de reivindicações para a Saúde

O vice-presidente do Legislativo Uberabense, vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), encaminhou uma série de reivindicações a Prefeitura de Uberaba, no que diz respeito à saúde pública.  Nos documentos, ele trata do Hospital Regional, de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidade Regional de Saúde (URS) e também da distribuição de medicamentos. Sobre o hospital regional, o vereador solicita à prefeitura que proceda com o planejamento na pactuação entre os municípios da microrregião do Triângulo Mineiro para a gestão da instituição hospitalar. “É necessário que sejam definidas e quantificadas as ações de saúde e efetuar os pactos entre os municípios para garantia de acesso da população uberabense, bem como para identificar e reconhecer a microrregião – cidade que terão direito aos serviços – para melhor a racionalização dos gastos e otimização dos recursos”, explicou.
Médicos – A principal reivindicação de Itamar no tocante as URS’s, é a designação de especialidades médicas. Na Unidade do bairro Boa Vista, ele pede a disponibilização de médico vascular e médicos para realização de teste ergomátrico, exame de colonoscopia e de ultrassonografia renal e vias urinárias. Para a Unidade do bairro São Cristóvão, o vereador solicita médicos nefrologista, otorrinolaringologista e para realização de exame de biopsia mamária. No caso de médicos pneumologistas e para realização de exame de ultrassonografia de ombros e cotovelos, Rezende solicita os profissionais para as duas unidades. “Nossa intenção com esta reivindicação é suprir a demanda existente por estes tipos de profissionais visto que as unidades citadas não possuem”, afirmou.
Medicamentos - Em relação à UPA do São Benedito (Rafa Cecílio), o vereador solicita a abertura da farmácia básica, no sentido de melhorar o atendimento dos usuários do sistema municipal de Saúde. Outra proposta de Itamar é para que a prefeitura agilize as respostas dos processos para recebimento de medicamentos excepcionais, além de fixar em local visível para os usuários de farmácia do município, a listagem de medicamentos fornecidos pela rede.
Odonto – O vereador também apresentou requerimentos no que se refere à saúde bucal. Itamar pede que a prefeitura envie à Câmara, informações sobre o laboratório de prótese dentária conveniado, visto que a maioria das pessoas não sabe o nome e nem endereço. Também em relação ao atendimento odontológico o parlamentar sugere a implantação do serviço na Unidade de Pronto Atendimento Rafa Scaff Cecílio (UPA São Benedito), além de ampliar o atendimento nas Unidades Regionais de Saúde.
Dados – No sentido de fiscalizar os atos do Executivo, o vice-presidente também requer as cópias de relatórios, bem como as decisões das auditorias do setor de saúde pública municipal, realizadas no ano de 2010. Itamar também solicita relatório de gastos com os laboratórios conveniados, de 2010 até a presente data, para a realização de diversos exames.
Exercício – Também com foco na saúde pública, o vereador solicita a implantação da Academia para a Terceira Idade na Praça da Independência, no Bairro de Lourdes/Costa Teles I, nos moldes da existente no Parque das Acácias.  Itamar lembra que a atividade física é importante para a saúde e deve ser tratada como uma ação preventiva. “Proporcionar a prática da atividade física na rotina diária dos idosos é um dos melhores meios de promoção de saúde, trazendo benefícios gerais com a melhora da qualidade de vida”, finalizou.