Itamar pede esclarecimentos ao Codau

21/10/2011 00:00

Itamar pede esclarecimentos ao Codau

Além de esclarecimentos no âmbito do Codau, informações sobre coleta seletiva e aquisição de mudas de árvores pelo executivo foram requeridas pelo vereador.

De todos os requerimentos apresentados pelo vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), nesta quarta-feira - última sessão do mês -, sete são destinados ao Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba - Codau. De acordo com o vereador, denúncias feitas por servidores durante a ameaça de greve e informações confusas em relação a obras da autarquia o motivaram a elaborar os documentos para averiguar a regularidade nas ações da instituição.

Apesar de constar em nota oficial que as obras da adutora do Rio Claro terão início em janeiro de 2012, o democrata, através de requerimento 0708, questiona o prefeito quanto ao cumprimento do cronograma na data prevista. Itamar justifica a dúvida, haja vista que no portal Transparência do Água Viva, no site da autarquia e da PMU, a elaboração do Projeto Executivo e dos estudos para licenciamento ambiental  ainda não foram executados nem até a metade do contrato. "O valor do contrato corresponde a R$951 mil, mas foram executados apenas R$404 mil. Será que pouco mais de dois meses é tempo suficiente para concluir esses estudos?", ponderou o vereador, criticando, ainda, que foi iniciada a licitação antes da conclusão de ambas as exigências contratuais.

Em outras solicitações, o democrata pediu ao executivo a listagem com o número de bombas de reserva na estação de captação de água e nos três poços profundos - R-6, R-10 e R-11 -, bem como o estado de conservação, funcionamento e locais onde estão armazenadas; lista da Unimed, referente aos servidores detentores do plano de saúde, e o valor médio mensal pago; relação de funcionários beneficiados com o tíquete alimentação fornecido pela Empresa Policard; quantidade de servidores que foram cedidos para a Prefeitura e vice-versa, discriminando nomes, cargos, horário de trabalho e local onde estão lotados, relação dos cargos de confiança; cópia da folha de pagamento dos servidores efetivos e do organograma da autarquia com as respectivas seções, departamentos, gerências, assessorias e diretorias.

Mais - Ainda ao executivo, Itamar Ribeiro (DEM) pediu dados sobre a situação da coleta de lixo no município. Segundo ele, o contrato da empresa prestadora deste serviço venceu dia 04 de outubro e não foi feita outra licitação antes do vencimento, ocasionando a efetuação de contrato emergencial para não interromper o serviço. "Quero saber os moldes da nova licitação, quais empresas participam e quais os critérios", indagou, justificando que o intuito do pedido é verificar se há irregularidades no processo. Além disso, o parlamentar ainda requereu informações sobre a aquisição de dois milhões de mudas pela Prefeitura para arborização da cidade. "Pelo que pude perceber a documentação está correta, mas quero saber o destino dessas mudas, os locais em que foram plantadas", questionou. Ambos os requerimentos também foram assinados pelo vereador professor Carlos Godoy (PTB).