Itamar reforça necessidade sobre técnica de higienização

23/09/2009 00:00

Itamar reforça solicitação sobre técnica
de higienização

O vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) trouxe à tona requerimento de sua autoria, datado de fevereiro de 2008. No documento, o vereador solicita que o município fixe placa educativa nos serviços de saúde sobre técnica de higienização das mãos. Ele lembra que no período em que fez a sua solicitação, primeiro como projeto, que foi considerado inconstitucional e depois transformado em requerimento, foi justamente no sentido preventivo.
“Hoje lutamos contra uma doença em que o foco preventivo está na higienização das mãos, entre outras ações. Quem sabe se a prefeitura tivesse levado a sério esta solicitação, hoje estaria mais fácil para os profissionais, ou não, lidarem com esta questão”, destacou.
Na justificativa de sua solicitação, Itamar explica que a higienização das mãos é considerada a ação isolada mais importante no controle de infecções em serviços de saúde. A utilização simples de água e sabão pode reduzir a população microbiana presente nas mãos e, na maioria das vezes, interromper a cadeia de transmissão de doenças. Sua proposição, diz o vereador, é simples e com custo reduzido, visto o benefício para todos os cidadãos.