Kaká Carneiro propõe cartão material escolar

18/05/2017 08:32

Vereador Kaká Carneiro (PR) defende nesta terça-feira (16), em sessão plenária, a implantação de um cartão para aquisição dos ítens do material escolar para os alunos da rede municipal de Uberaba.

Para isso, ele sugeriu ao prefeito Paulo Piau (PMDB) a criação de um Projeto de Lei para viabilizar o Cartão Material Escolar" que também vai beneficiar os comerciantes do segmento no município. "Pais e alunos da rede municipal de ensino poderão adquirir o material escolar através deste cartão em uma rede previamente credenciada", afirma o vereador.

Conforme explica, trata-se de um cartão pecuniário pré-pago, a ser utilizado em prazo já estabelecido pela Prefeitura de Uberaba.

Hoje, a aquisição os ítens para o kits escolares são adquiridos por processo licitatório pela Prefeitura e, posteriormente entregue aos alunos da rede municipal de ensino.

Para o vereador, a implantação do "Cartão Material Escolar" traz muitos benefícios para o município como o fortalecimento da economia local, geração de emprego e renda e aumento na arrecadação de tributos.

Além disso, a proposta evitaria atrasos na aquisição dos itens -situação que ocorre praticamente todos os anos quando da entrega dos kits escolares, em razão dos imbróglios que envolvem o processo licitatório.

Para reforçar a ideia, Kaká Carneiro convidou o empresário do ramo, Donaldo Santos Junior para defender a proposta durante tribuna na Câmara Municipal. Segundo o empresário, a implantação do Cartão Material Escolar é uma ação facilitadora para os alunos e benéfica para a economia local. Na ocasião, ele citou alguns lugares onde já existe o mecanismo, como, por exemplo, Brasília.

Kaká Carneiro vê a viabilidade do projeto de Lei, a ser proposto pelo Executivo, e que pode ser votado este ano pelos vereadores e ser colocado em prática a partir de 2017.  "Temos tempo hábil para isso", defende.

Vale lembrar que não é a primeira vez que a ideia é discutida em Uberaba. No início de 2015, empresários do setor apresentaram o mesmo projeto mas, o mesmo não avançou junto à administração municipal.

Este ano, a Prefeitura de Uberaba gastou R$1.484.697,89 para a aquisição de 447.890 itens como lápis preto, apontador, borracha, régua, cola, caderno, tesoura, caixa de lápis de cor, entre outros. Com os ítens foram confeccionados 27.274 kits escolares cuja entrega ocorreu somente em meados de março.

Daniela Brito

Assessoria do vereador Kaká Carneiro