O vereador Edcarlo dos Santos Carneiro – Kaká Carneiro (PR) busca junto ao Executivo a implantação de conjuntos habitacionais específicos para idosos, na modalidade de cessão de uso, com os equipamentos urbanos mínimos que deverão integrar o projeto.

Kaká apresentou, na Câmara, requerimento solicitando à Administração Municipal realizar estudos junto à Cohagra para introdução dos respectivos conjuntos na cidade. 

Segundo o vereador, o Estatuto do Idoso prega que pessoas da terceira idade têm direito a moradia digna, e nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria. “Nesse caso, deve ser observado o seguinte: reserva de pelo menos 3% das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos; eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas para garantia de sua acessibilidade e critérios de financiamento compatíveis com os rendimentos de aposentadoria e pensão.”

De acordo com Kaká, os programas habitacionais ainda não conseguiram equacionar o problema do acesso à moradia para os idosos. “Diante disso, torna-se necessário criar outras alternativas para atender esse segmento da população, que, com o aumento da expectativa de vida no país, tende a crescer”, alertou.

O parlamentar contou que algumas cidades já implantaram o projeto, como Jundiaí-SP, que lançou a Vila Residencial do Idoso I. “O objetivo do lugar é oferecer moradia aos idosos até o fim da vida, em regime de permissão de uso ou “comodato [diante do falecimento do morador, o imóvel retorna para o poder público concedê-lo a outro idoso]”, explicou.

 

Convidado – Participou, ontem (18), da sessão na Câmara, o vice-presidente de Marketing do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais, Gilmar Camargo, que apresentou aos vereadores o Projeto ‘Prazer em Conhecer’, que tem como objetivo visitar as câmaras municipais, prefeituras e as faculdades, com o intuito de melhorar o relacionamento do Conselho de Administração de Minas.

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação 19/05/2017 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020