Kaká cobra do Executivo conjuntos habitacionais para idosos

19/05/2017 16:51

Compartilhar

 

 

O vereador Edcarlo dos Santos Carneiro - Kaká Carneiro (PR) busca junto ao Executivo a implantação de conjuntos habitacionais específicos para idosos, na modalidade de cessão de uso, com os equipamentos urbanos mínimos que deverão integrar o projeto.

Kaká apresentou, na Câmara, requerimento solicitando à Administração Municipal realizar estudos junto à Cohagra para introdução dos respectivos conjuntos na cidade. 

Segundo o vereador, o Estatuto do Idoso prega que pessoas da terceira idade têm direito a moradia digna, e nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria. “Nesse caso, deve ser observado o seguinte: reserva de pelo menos 3% das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos; eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas para garantia de sua acessibilidade e critérios de financiamento compatíveis com os rendimentos de aposentadoria e pensão.”

De acordo com Kaká, os programas habitacionais ainda não conseguiram equacionar o problema do acesso à moradia para os idosos. “Diante disso, torna-se necessário criar outras alternativas para atender esse segmento da população, que, com o aumento da expectativa de vida no país, tende a crescer”, alertou.

O parlamentar contou que algumas cidades já implantaram o projeto, como Jundiaí-SP, que lançou a Vila Residencial do Idoso I. “O objetivo do lugar é oferecer moradia aos idosos até o fim da vida, em regime de permissão de uso ou “comodato [diante do falecimento do morador, o imóvel retorna para o poder público concedê-lo a outro idoso]”, explicou.

 

Convidado – Participou, ontem (18), da sessão na Câmara, o vice-presidente de Marketing do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais, Gilmar Camargo, que apresentou aos vereadores o Projeto ‘Prazer em Conhecer’, que tem como objetivo visitar as câmaras municipais, prefeituras e as faculdades, com o intuito de melhorar o relacionamento do Conselho de Administração de Minas.

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação 19/05/2017 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados