Em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, a ser comemorado no próximo domingo (21), o vereador Edcarlo Carneiro – Kaká Se Liga (PSL) apresentou na reunião de hoje (17) requerimentos solicitando ao prefeito Paulo Piau melhorias para a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – ADEFU.

Kaká informou que convidou os secretários de Esporte, Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, que prontamente aceitaram o convite, para uma reunião com os diretores da ADEFU, que ele chamou de ‘força tarefa’, para que pudessem ouvir, responder e esclarecer os questionamentos referentes às demandas apontadas pela associação. Disse que, diante da posição dos secretários, saiu da reunião feliz e certo de que os pedidos serão atendidos, entre eles a destinação de uma van adaptada para transportar os frequentadores da associação, buscando em suas residências e levando-os de volta. "A maioria dos deficientes deixaram de frequentar a ADEFU por falta do transporte, pois não conseguem chegar ao ponto de ônibus devido às suas limitações", afirmou.

O vereador solicitou ainda a manutenção e construção de passeio no complexo da associação, e disse que esta medida oferecerá melhores condições de circulação, especialmente aos cadeirantes.

Por fim, reivindicou uma equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, fonoaudiólogo, médicos, enfermeiros, nutricionistas e odontólogos, para atender a ADEFU. A proposta do vereador, já deferida pelo secretário de Saúde, Fahim Sawan, é implantar ainda este ano uma UBS exclusiva para atender aos frequentadores da associação, e posteriormente o atendimento será estendido aos moradores das imediações.

Kaká informou que em outubro acontecerá outra reunião com a instituição, com o objetivo de verificar se todas as demandas foram atendidas.

O parlamentar concluiu que, além de dever é uma honra trabalhar para que as pessoas com deficiência tenham seu direito assegurado e destacou que todos têm sua importância na sociedade: "Nossa luta é sempre pela igualdade e o respeito e também para garantir que todos tenham seus direitos garantidos", afirmou.

 

Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes – Data instituída pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. É comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.


Departamento de Comunicação

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020