Kaká quer participação da CMU em reuniões do Poder Executivo

23/09/2013 00:00

Kaká quer participação da CMU em reuniões do Poder Executivo
Na última reunião de setembro, o plenário da CMU aprovou o Requerimento nº 1543, de autoria do vereador Edcarlo dos Santos Carneiro - Kaká Se Liga (PSL), solicitando ao prefeito Paulo Piau reavaliar algumas reuniões estratégicas do Poder Executivo nas quais não consta a participação dos vereadores.
Kaká ressaltou que foi publicada na imprensa local uma matéria divulgando uma reunião do Prefeito Municipal com o Vice-Presidente da República, Michel Temer, onde também estavam presentes o Presidente da OAB, Grupo do G9, ACIU e o secretário da SEPPAI, Glauber Faquineli, e nesta reunião foi discutida a implantação do gasoduto e a planta de amônia para Uberaba. A imprensa divulgou que o Decreto do gasoduto dependeria de acordo entre MG e SP. O vereador externou sua indignação pelo fato da CMU não ter sido convidada para participar desta reunião, pois o projeto será aprovado pelo Poder Legislativo. "Esta Casa merece respeito por parte do Poder Executivo, quer dizer que depois de tudo pronto, aí que entram a participação dos vereadores, só para aprovar? Não é por aí", desabafou.
O vereador citou o trabalho e a luta do vereador Paulo César Soares - China (PSL) para a construção do viaduto da av. Padre Eddie Bernardes, constou na agenda do secretário da SEPPAI uma reunião com o Ministro das Cidades para tratar sobre a obra e, no entanto, o vereador China não foi convidado para participar desse encontro.
China ressaltou que a construção desse viaduto é uma bandeira que ele carrega desde 1982. Disse que já esteve reunido com o Secretário de Obras do Estado e também com o deputado Lerin solicitando a agilização da obra. Inclusive, citou que seus assessores estão visitando todas as casas daquela região, colhendo assinaturas para um abaixo assinado a ser encaminhado ao deputado Lerin e aos deputados federais, pedindo ajuda financeira para construir o viaduto. "O Poder Executivo só dá atenção para os vereadores quando precisa de algo para ser aprovado de última hora. O prefeito conhece minha luta referente ao viaduto da Pe. Eddie Bernardes, se ele tivesse um pouco de consideração teria me convidado, pelo menos para informar que estava indo a Brasília em busca da benfeitoria", argumentou.
O vereador Samuel Pereira (PR) também lamentou o fato de não ter sido convidado para as reuniões e viagens feitas pelo Executivo, quando abriu a av. Claricinda Rezende até o Residencial Estados Unidos, bem como o viaduto que está sendo construído sob a linha férrea. "Estas são obras que venho lutando para serem realizadas desde 1999, e nunca fui convidado para participar dos encontros", disse. Na posição de Vice-Líder do Prefeito na CMU, Samuel disse que irá levar o assunto em discussão até o Prefeito Paulo Piau e ao Chefe de Gabinete.
O presidente Elmar Goulart (PSL) esclareceu que foi convidado apenas uma vez para ir a BH, participar de uma reunião com a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Dorothea Werneck, para discutir sobre o gasoduto. Segundo o presidente, na época sugeriu uma reunião com o Presidente da Vale, Murilo Ferreira, e que o Poder Legislativo fazia questão de participar desse encontro. O prefeito disse que assim que fosse marcada iria entrar em contato. Entretanto, disse Elmar, esse convite nunca aconteceu. "É humilhante a CMU ser esquecida num momento tão importante como esse, quando poderia mostrar a nossa parceria e a união dos Poderes, no sentido de fortalecer a vinda do gasoduto para Uberaba", lamentou.
O vereador Samir Cecílio (PR) disse que propôs ao prefeito, convocar a sociedade civil organizada, a Câmara Municipal e os Deputados eleitos por Uberaba, união conhecida como "Força Viva", para elaborar uma agenda única com todas as principais demandas da cidade, sob o comando do Prefeito Municipal. Desta forma, salientou o vereador, tudo o que fosse tratado seria do conhecimento de todos os integrantes da "Força Viva". Caso um desses integrantes for reunir com o Presidente da República, Governador ou Ministros, este estaria representando a cidade de Uberaba. Ressaltou que assim ficaria evidente a união de todos, buscando exatamente as ações descritas na "agenda da cidade", para não perder força e nem foco. "Com esta agenda não aconteceriam esses "melindros" que não vão ao encontro dos principais interesses de nossa sociedade e teríamos uma extraordinária potencialização dos nossos esforços", esclareceu.
O autor do requerimento, Kaká Se Liga, lamentou ficar sabendo de reuniões importantes como essa, em Brasília, através da imprensa. "Fui eleito para representar o povo. Nas decisões e caminhos que a cidade for tomar quero fazer parte, levando em conta, principalmente, à responsabilidade que o cargo de vereador exige e a pressão que sofro referente a essas reuniões que são feitas sem a presença do Poder Legislativo", finalizou.