Kaká Se Liga propõe criação do “Dia Municipal da Umbanda” em Uberaba

15/02/2016 08:55

Comemoração no Brasil é em 15 de novembro

O vereador Kaká Se Liga (PSL)propõe, através de projeto de lei, a inclusão do “Dia Municipal da Umbanda” no calendário popular de Uberaba.  A proposta será levada para votação na primeira sessão legislativa, prevista para a próxima segunda-feira (15). A comemoração em nível municipal será no dia 15 de novembro, em consonância com o Decreto-Lei, assinado pela presidente Dilma Rousseff, que oficializou o “Dia Nacional da Umbanda”. Para o vereador, a Umbanda é uma religião totalmente brasileira que deve ser valorizada, principalmente no município, onde existe vários “terreiros” – locais onde são feitos os cultos – em pleno funcionamento e com muitos adeptos.

A umbanda, segundo ele, demonstra a diversidade religiosa pois traz em sua concepção, a mistura de crenças do catolicismo, espiritismo além de rituais de origens africanas e indígenas. “Nós temos que valorizar esta diversidade”, diz Kaká Se Liga.

História - Em 15 de novembro de 1908, um espírito teria se manifestado pela primeira vez em um jovem médium de 17 anos, Zélio Fernandino de Moraes, e mandado criar um novo culto, a Umbanda.Zélio estava sofrendo com uma paralisia que nenhum médico da época conseguia explicar. Um amigo da família do garoto aconselhou que o levassem para a Federação Espírita do Rio de Janeiro, onde o jovem foi "possuído" pelo denominado caboclo das Sete Encruzilhadas, anunciando a fundação da nova religião no Brasil.

Jorn. Daniela Brito

Assessora de Imprensa do Vereador