Kaká Se Liga quer mais investimentos para Guarda Municipal

24/02/2014 00:00

Kaká Se Liga (PSL) esteve nesta segunda-feira (24) em Sertãozinho (SP) conhecendo de perto o funcionamento da Guarda Municipal - considerada uma das mais modernas do País.

Após esta visita, a intenção do vereador é apresentar o modelo de gestão utilizado no município do interior paulista ao prefeito Paulo Piau (PMDB) para ser implementado em Uberaba. Entre as propostas para a GM uberabense está o treinamento pela Swat - polícia americana altamente especializada em situações de emergência - e ainda o armamento do contingente com arma de fogo.

Embora a segurança pública seja de competência do Estado, Kaká Se Liga acredita que estas propostas podem ser aplicadas pelo Governo Municipal. "O que estamos defendendo são medidas importantes para que estes homens possam trabalhar equipados e com treinamento especializado. O objetivo de todo este investimento, que pode ser feito pelo município, é minimizar o crescimento de criminalidade em Uberaba", afirma o vereador.

Inclusive, Kaká Se Liga está com toda a documentação que visa implantar o armamento. "Assim que retornar de viagem vamos nos reunir com o prefeito e apresentar estes documentos para que possamos estudar a forma de implementar nossa proposta", afirma.

Ele lembra que em breve será promovido concurso público para a contratação de mais cem homens o que elevará o contingente uberabense para 200 homens. "E para que este trabalho destes homens seja devidamente cumprido, precisamos oferecer treinamento especializado e equipamento adequado para combater o crime", reforça.

O vereador defende o armamento tendo em vista o crescente aumento da criminalidade na cidade. "E a população tem que nos apoiar nesta iniciativa", completa.

Sertãozinho - Hoje, a GM de Sertãozinho conta com 175 guardas, sendo 21 mulheres. O contingente é equipado com coletes à prova de balas, algemas, tonfas, cassetetes, revólveres e pistolas 380. Entre os trabalhos desenvolvidos estão: fiscalização de trânsito com bloqueios em pontos estratégicos, visando o desarmamento, o tráfico de drogas e melhorar as condições de circulação dos veículos; fiscalização em bares; patrulhamento dos bairros e nas escolas municipais e estaduais. Além de cuidar dos prédios públicos e auxiliar a população.