‘Kaká’ trabalha para implantar “Rede de Vizinhos Protegidos” no Santa Maria

02/12/2015 08:52

Santa Maria terá Rede de Vizinhos Protegidos – sistema de prevenção contra a criminalidade. A implantação começou após o vereador Kaká Se Liga intermediar reunião entre moradores e comerciantes com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Waldimir Soares Ferreira.

A última discussão contou com a participação do tenente Marcelo, representante da Área de Segurança Integrada (Aisp) 85 – responsável pelo bairro Santa Maria, que garantiu que irá reforçar o patrulhamento ostensivo na região. Ele também explicou algumas dificuldades que passam a corporação e se colocou à disposição para ouvir a comunidade.

Uma das principais queixas foi entre os comerciantes da rua Goiás, que pedem por maior segurança pública. Também houve reclamações de moradores da rua Mato Grosso do Sul, onde está ocorrendo diversos furtos e roubos.

Uma nova reunião com uma comissão de moradores da rua Goiás será agendada pelo vereador Kaká Se Liga. O grupo quer debater algumas estratégias de segurança pública com o alto comando do 4º BPM. “Queremos que através do diálogo, possamos buscar uma melhor segurança pública para o bairro Santa Maria, cuja comunidade vem sofrendo com os altos índices de criminalidade”, afirma o vereador.

De acordo com Levi Vargas Gomes, do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep),os moradores que fazem parte da rede terão de adquirir uma placa pelo valor de R$ 15, sendo no mínimo cinco casas para que o projeto funcione por rua. A partir daí a Polícia Militar irá reforçar o patrulhamento nestas vias.

A “Rede de Vizinhos Protegidos” surgiu no bairro Caiçaras, em Belo Horizonte, quando um grupo de moradores se uniram para se ajudarem mutuamente, atuando como uma espécie de câmeras vivas, que orientados pela Polícia Militar, adotam estratégias para se protegerem.

Jorn. Daniela Brito
Assessoria de Imprensa do Vereador ‘Kaká Se Liga’