Laço Azul recebe declaração de utilidade pública na Câmara Municipal

10/10/2018 10:42

Projeto de Lei apresentado pelo vereador Franco Cartafina (PHS) declarou a utilidade pública da Associação de Apoio aos Autistas Laço Azul. A aprovação do PL aconteceu na sessão desta terça-feira (09). A votação foi acompanhada pela presidente da entidade, Karla Coelho, e pela vice-presidente, Luiza Coelho.

O vereador Franco disse que ainda pretende trabalhar por muitos projetos relevantes na Casa, antes de tomar posse como deputado federal em janeiro. Ele destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Associação e que graças a ele, muitas mães não estão ficando mais perdidas, através do apoio recebido.

Ainda segundo Franco, a entidade não terá seu apoio apenas enquanto estiver na Câmara Municipal, mas também quando assumir a vaga como deputado. “As entidades sem fins lucrativos fazem um trabalho muito importante para a cidade”, afirmou o vereador.

A declaração de utilidade pública vai possibilitar que a Associação receba verbas públicas e outros benefícios legais. A Laço Azul trabalha com a promoção dos direitos e a dignidade da pessoa humana com autismo e seus familiares, em especial crianças e adolescentes, a promoção da assistência social às minorias e excluídos, desenvolvimento econômico e combate à pobreza, além de promover, participar e incentivar as atividades de pesquisa, tecnologia e estudos sobre o autismo.

A presidente Karla Coelho agradeceu pelo apoio do vereador, que sempre apoia os autistas e participa dos eventos. Para ela, o maior problema é a falta de políticas públicas, a falta de estrutura para atender este público, pois quem tem autismo não pode esperar.

Karla também fez uma homenagem às famílias do Laço Azul, formada em sua maioria, por mães solteiras, assim como casais homossexuais que adotam autistas e avós que fazem papel de mães. “É preciso valorizar todos os tipos de família”, disse ela.

Segundo Luiza Coelho, muitas vezes a família também precisa de apoio psicológico, pois são julgadas. Ela explicou que as pessoas não entendem que o portador de autismo tem dificuldades em esperar, como nas filas dos supermercados, por exemplo.

“As pessoas precisam tentar entender o que passam os autistas e suas famílias”, afirmou Luiza, que convidou a todos para visitarem e conhecer a causa.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU