Legislativo aprova doação de área para nova sede da FETI

16/09/2014 00:00

A Fundação de Ensino Técnico Intensivo Doutor René Barsam (FETI) vai funcionar em nova sede. O Legislativo aprovou Projeto de Lei de autoria do Executivo que autoriza doação de uma área com 3.055 m2 para a construção da nova sede da Fundação.

O diretor executivo da FETI, Lourival dos Santos, participou da sessão. Ele comentou que a instituição completa 40 anos em abril do próximo ano e que atualmente desenvolve projetos com o Departamento do Bem Estar do Menor (Probem) e o Departamento Educacional da Juventude (CEJU). Juntos os dois programas atendem 1.700 alunos, sendo 600 do Probem e 1.100 do CEJU.

Ainda de acordo com Lourival, a fundação tem por finalidade promover a habilitação  e  qualificação profissional de jovens e adultos, a formação e o aperfeiçoamento de servidores públicos municipais, bem como, a elaboração  e o desenvolvimento de projetos no âmbito da educação técnica, da especialização  e qualificação  para o trabalho, ciência e tecnologia. São 1,6 mil alunos por semestre, com distribuição de 9 mil pães e suco de soja para os servidores. O diretor da instituição disse, ainda, que pretende fazer uma sede decente, que comporte todos os alunos.

Como um órgão da administração indireta do município, a FETI dispõe de autonomia administrativa, financeira e disciplinar, inclusive sendo contemplada no orçamento anual do município.

A área que está sendo destinada a Fundação havia sido concedida para a Associação dos Rotarianos de Uberaba através da Lei Municipal no9.245/2004. O terreno com 3.055,36 m2 fica situado na rua Felipe Achê, bairro Boa Vista e deveria ser utilizado para instalar uma unidade de serviço rotário de Uberaba, com concessão pelo prazo de 20 anos. Porém a autorização foi revogada, uma vez que a Associação dos Rotarianos nunca ocupou a área, aonde atualmente funciona o Centro em Excelência na Produção de Alimentos (CEPA), que é ligado à FETI.

Sendo assim, o diretor executivo da Fundação solicitou a área para instalação da nova sede. Já a Associação dos Rotarianos possui outra área doada com 3 mil m², situada na avenida Clodoaldo Rezende.

Todos os vereadores votaram favoráveis ao Projeto.

Mudança - Outro Projeto de Lei votado e aprovado pelos vereadores também beneficiou a FETI. O mesmo alterou a Lei Municipal 10.013/2006, que Instituiu o Programa de Produção em Excelência de Alimentos no Município.

O objetivo foi de transferir a vinculação do Programa da Secretária Municipal de Educação e Cultura para a FETI. Nos últimos 15 meses a operacionalidade do Centro em Excelência na Produção de Alimentos (CEPA) vem sendo desenvolvida pela Fundação, conciliando a oferta de cursos de panificação e confeitaria para atender a demanda de mão de obra local utilizando equipamentos, pessoal e espaço, além de fornecer os pães a entidades filantrópicas conveniadas.

O líder do prefeito, vereador Edcarlo dos Santos Carneiro – Kaká Se Liga (PSL), explicou que a transferência da Educação para a FETI serve apenas para regulamentar o trabalho que a Fundação já vem realizando. Segundo o diretor executivo da FETI, Lourival dos Santos, o objetivo é continuar oferecendo cursos. Ele contou que somente este ano 60 pessoas participaram de cursos na área da panificação.

Departamento de Comunicação