Legislativo autoriza doações de terrenos para entidades religiosas

11/11/2015 16:16

Entidades religiosas foram beneficiadas com doações de áreas públicas aprovadas na Câmara Municipal. Os projetos de lei foram encaminhados pelo Poder Executivo.

Uma das doações atendeu a uma solicitação do vice-presidente da CMU, o vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS), beneficiando a Arquidiocese de Uberaba – Paróquia Sagrada Família. A área institucional, com 703,66 m2, fica localizada no Parque do Mirante. No local a igreja católica pretende construir a Capela de Santa Clara de Assis.

Uma emenda de autoria do vereador Samir Cecílio (PSDB) foi apresentada e aprovada, possibilitando que a renovação da concessão seja realizada por igual período, ou seja, mais 20 anos. O pároco Adailton Carlos da Silva Ribeiro agradeceu ao apoio do vereador Afrânio, em nome da Arquidiocese e da comunidade, assim como aos demais vereadores e ao Poder Executivo. O padre ressaltou que no local será desenvolvido não apenas um trabalho espiritual, mas também voltado para o aspecto social.

Afrânio destacou que a construção da capela é um sonho da comunidade. Ele também agradeceu a todos os envolvidos, como o prefeito Paulo Piau e a primeira dama Heloisa Piau.

O vereador Samuel Pereira (PR) parabenizou pelo trabalho realizado pela igreja, lembrando que apesar de ser evangélico desde criança, respeita todas as religiões, principalmente aquelas que trabalham com a família. João Gilberto Ripposati (PSD) também comentou que a igreja desenvolve um trabalho envolvendo a comunidade e os problemas sociais.

Segundo o vereador Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká” (PSL), a igreja tenta recuperar os princípios da família e a Câmara está dando sua participação. “Se pudermos salvar uma vida, já está valendo a pena”, afirmou, lembrando que estamos perdendo os jovens para a violência e o crime.

O Grupo Espírita de Cáritas também recebeu a doação de uma área com 3.378,18 m², localizada no Loteamento das Gameleiras, onde pretende construir nova sede. A entidade, declarada de utilidade pública em 2003, foi representada pelo presidente, Sebastião Francisco de Freitas. Atualmente o grupo funciona na rua Maurício Cury, bairro Jardim Manhatham. Da mesma forma que ocorreu com o projeto anterior, o vereador Afrânio apresentou uma emenda, acrescentando parágrafo ao PL, prorrogando o prazo de 20 anos de concessão pelo mesmo período.

Outra emenda apresentada pelo líder do Executivo, vereador Elmar Goulart SD), alterou o artigo 1º, acrescentando apenas que é uma “concessão de direito real de uso da área”.

Sebastião explicou que o Grupo Espírita se iniciou em 2001, e que escolheram o local para instalar a nova sede por saberem da necessidade de trabalhar com aquela comunidade, realizando um trabalho social. De acordo com ele, a intenção é implantar micro-hortas, para que os jovens se ocupem de um trabalho em prol das famílias daquela região.

Declaração – Projeto de Lei de autoria do vereador Samuel Pereira declarou de utilidade pública a Igreja Evangélica Renovação Cristã. A entidade foi representada pelo pastor Wagner Jesus Silva e pela pastora Márcia.

A igreja, fundada em 2008, funciona na avenida Barsanulfo Arantes, bairro Mangueiras. O pastor agradeceu ao apoio da CMU, explicando que nestes quase oito anos de existência, realizam trabalhos com jovens da comunidade.  Com a declaração aprovada pelos vereadores, a entidade passará a gozar de todos os direitos e regalias permitidos em Lei junto aos Poderes Públicos.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU