Legislativo autoriza incentivos fiscais para a Cervejaria Petrópolis

02/05/2019 09:34

Grupo vai investir R$ 697 milhões na cidade e gerar pelo menos 400 empregos diretos.

Os incentivos fiscais para a instalação da Cervejaria Petrópolis em Uberaba foram aprovados pela Câmara Municipal durante a reunião extraordinária desta terça-feira (30). A empresa vai construir a unidade em área própria, de 1 milhão, 649 mil e 154m², localizada na BR-050.

O Grupo pretende investir R$ 697 milhões, até 31 de dezembro de 2021, com previsão de faturamento anual de R$ 679,1 milhões, gerando 400 empregos diretos.

Estavam presentes na reunião o diretor de engenharia civil da cervejaria, Márcio Pernias Lopes, o advogado e gerente de relações institucionais, Marcos Luciano Laje, além do assessor jurídico da Prefeitura, Leonardo Quintino, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes.

O líder do Executivo na Casa, vereador Rubério dos Santos (MDB), apresentou três emendas, duas assinadas também pelo vereador Agnaldo Silva (PSD) e pelo presidente Ismar “Marão” (PSD). Uma das emendas teve o objetivo de corrigir que a área não foi cedida pelo Município e sim adquirida pela empresa, enquanto outra descaracterizou a área, passando de rural para urbana. A terceira emenda apenas retirou a quilometragem da rodovia mencionada.

Rubério lembrou que é um incentivo de praxe que a Prefeitura concede a todas as empresas que chegam à cidade, mas desta vez com a particularidade de que a cervejaria adquiriu a área. “É um marco na história da cidade, uma conquista do prefeito e do secretário”, afirmou o vereador, destacando, ainda, a participação do governo do Estado.

Rubério lembrou que esta será a oitava empresa do Grupo, sendo que atualmente existem duas em Petrópolis (RJ), enquanto as demais ficam situadas em Teresópolis (RJ), Boituva (SP), Bragança Paulista (SP), Rondonópolis (MT), Alagoinhas (BA) e Itapissuma (PE). O líder fez questão de lembrar também que a fábrica vai atrair outros investidores para o Município.

Os demais vereadores deram as boas-vindas ao grupo e destacaram a importância da chegada da empresa à cidade, assim como o trabalho desenvolvido pelo Executivo.

O secretário José Renato Gomes disse que este é o maior projeto da cidade em 40 anos, e que vai mudar muito o desenvolvimento do Município. Ele agradeceu ao governador Romeu Zema pela abertura das portas que, segundo ele, está destravando o Estado.

Gomes também agradeceu pelo apoio e oportunidade que o prefeito Paulo Piau tem oferecido. “O prefeito está o tempo todo à disposição do desenvolvimento econômico do Município”, afirmou, e em seguida agradeceu a Valter Faria, presidente do Grupo Petrópolis, a quem classificou como um homem simples e um exemplo de empreendedorismo.

O secretário ainda agradeceu pelo apoio do Legislativo e destacou a preocupação do Grupo em prestigiar as empresas locais, dando prioridade, tanto na contratação da mão de obra, quanto de empresas. ‘Uberaba existia antes e depois da Fosfértil, agora será antes e depois da Petrópolis”, acrescentou. Segundo José Renato, ele já está sendo procurado por outras empresas da cadeia de produção, que também pretendem se instalar na cidade.

O gerente de relações institucionais, Marcos Luciano, disse que a empresa montou um estante no Parque Fernando Costa, onde demonstra seus produtos. Já o diretor de engenharia civil, Márcio Pernias, contou que está há sete anos na empresa e que já passou por várias fábricas. “As condições reunidas na cidade para a instalação serão fundamentais para dar tudo certo”, afirmou.

De acordo com o diretor, em um primeiro momento serão fabricados cervejas e refrigerantes na unidade de Uberaba.

O Município está concedendo a cervejaria a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e/ou do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), pelo prazo total de dez anos, assim como a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).