Legislativo realiza Moção de Aplausos e presta homenagem a Polícia Militar

20/06/2018 14:25

A Câmara Municipal homenageou 42 policiais militares com três Moções de Aplausos por trabalhos realizados no Município. A cerimônia de entrega, realizada na manhã desta quarta-feira (20), aconteceu em virtude de três ações da PM, uma operação realizada no dia 22 de fevereiro de 2018, que resultou no resgate de Maria Carolina Zago, pela tentativa de assalto em um estabelecimento comercial situado na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, no dia 11 de março deste ano, assim como pelo trabalho realizado com a localização e prisões dos envolvidos no assassinado do sargento Gilmar de Oliveira.

As homenagens foram destinadas ao comando e policiais militares do 4º BPM, 67º BPM e 5ª RPM. As moções são de autoria do presidente Luiz Dutra (MDB) e Ismar Vicente dos Santos “Marão” (PSD), também assinadas pelos demais vereadores.

Estiveram no Plenário os comandantes da 5ª RPM, coronel Lupercio Peres Dalvas, do 4º BPM, tenente coronel Ronan Muniz, e do 67º BPM, tenente coronel Breno de Souza Santiago, além do juiz Daniel César Botto Collaço, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o diretor da Adesg, Jamilton Pereira da Silva.

Dutra lembrou que a Moção de Aplausos é voltada para a segurança pública, e lembrou a fragilidade das forças de segurança, pelo escasso número de policiais e de estrutura, sendo que todos trabalham arriscando as próprias vidas. Ele parabenizou os comandos pelo trabalho realizado, com tranquilidade e de forma pacífica, além de reconhecer os atos de bravura, com força e perseverança, em defesa da sociedade.

“Marão” destacou o valoroso trabalho que as instituições públicas vêm realizando na cidade, apesar das críticas recebidas. “As pessoas não sabem que a polícia trabalha com serviço de inteligência, existem casos que precisam de investigações”, afirmou.

O vereador lembrou que apenas no caso dos recentes ataques a ônibus e outros veículos, foram 65 pessoas presas. Ele destacou, ainda, o orgulho de a cidade ter um comandante tão operacional e que surpreendeu positivamente com as ações que tem tomado à frente da tropa.

“Marão” parabenizou toda a tropa pela pronta ação no caso do assassinato do sargento Gilmar, lembrando que não foi apenas um ataque a um policial, mas um ataque contra o Estado.

Moção 005 – Resgate de Maria Carolina Zago homenageados: coronel Lupércio Peres Dalva – comandante da 5ª RPM, tenente coronel Ronan Muniz – comandante do 4º BPM, tenente coronel Breno de Souza Santiago – comandante do 67º BPM, aspirante Bruno Santiago Matos, major Maurício Giovanni Ferreira Batista – subcomandante do 67º BPM, capitão Vagner Luiz Soares Moraes, subtenente Dionísio Alexandre da Costa, sargentos Ângela Cátia Florentino Santana, André Luiz Lopes da Silva, Zenilson Marcelo de Souza, Alex Capolis Pires e Rilsen Vantuir A. de O. Rocha, tenentes Robisvaldo Pereira e Leandro Correia da Silva, cabos Anderson de Freitas Martins, Jéferson Renan Coimbra Matara, Adalto Ferreira Silva, Denis Henrique Rosa do Nascimento, Alcir Leandro da Silva Carvalho, Paulo Teixeira, Luander Silva de Oliveira, Gustavo Silva Almeida, Leandro Miranda Costa, Diego Fabiano de Oliveira e Wellington Itamar de Oliveira, e os soldados Marco Antônio Gomes Júnior, Rafael Aparecido Oliveira e Rafael Ferreira Allement.

Moção 10 – Tentativa de assalto no comércio localizado na avenida Orlando Rodrigues da Cunha  - homenageados: tenente coronel Ronan Muniz – comandante do 4º BPM e o 1º tenente Wesley Eurípides de Souza Ribeiro.

Moção 11 - Prisão dos envolvidos na morte do sargento Gilmar de Oliveira - coronel Lupércio Peres Dalva – homenageados: comandante da 5ª RPM, tenente coronel Ronan Muniz – comandante do 4º BPM, tenente coronel Breno de Souza Santiago – comandante do 67º BPM, os cabos Gustavo Silva Almeida, Major Júlio César Jacometti, Émerson José Miranda, Vandeir Coelho da Silva, Pedro da Silveira Borges Junior, Luander Silva de Oliveira, Luciano Rogério dos Santos Silva e José Otávio de Souza Júnior, além do soldado Marcelo Miziara.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU