Lerin faz apelo em nome do Banco de Leite Humano

17/09/2010 00:00

Lerin faz apelo em nome do Banco de Leite Humano

Vereador também concedeu homenagens ao NBC, Cefores e Merceana

Criador do Banco de Leite Humano em Uberaba, o vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB) alerta que doar leite humano é tão importante quanto doar sangue. Segundo Lerin, esse mecanismo é imprescindível para a vida de bebês que correm risco de vida e o baixo estoque registrado pela imprensa recentemente ameaça inúmeras vidas. “Muitos recém-nascidos morrem por falta desse importante alimento, que é comprovadamente essencial para o desenvolvimento de uma criança e para sua proteção contra doenças”, explica.
A ideia de  criar o banco de leite surgiu, segundo Lerin, depois que seu filho nasceu. Como sobrava leite materno na amamentação do menino, a esposa do vereador buscou formas para fazer a doação, mas, na época, não havia um local especializado para tal finalidade. O vereador então formulou proposta ao Executivo para a criação do local, que hoje atende principalmente o Hospital das Clinicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Homenagens - O vereador Antônio dos Reis Gonçalves – Lerin (PSB), realizou uma Homenagem Especial e três representantes de diferentes seguimentos da sociedade uberabense, nos ramos educacional, empresarial e esportivo. A entrega das homenagens aconteceu nesta quarta-feira, no plenário da Câmara Municipal, durante a sessão ordinária. O parlamentar destacou os 20 anos de implantação do Cefores – Centro de Formação Profissional da UFTM na cidade, representado pela professora Ana Palmira Soares.
Outro homenageado foi o empresário Neilson Batista de Carvalho, proprietário do supermercado NBC, que está completando 30 anos. O terceiro a receber a Homenagem Especial foi José Luís de Paula, presidente da Associação Esportiva Merceana, que completa 70 anos de existência em 2010. José Luís disse estar emocionado por comparecer pela primeira vez no plenário da Câmara, onde são votadas as leis mais importantes da cidade. Ele agradeceu a iniciativa do vereador e disse que a Merceana não é somente futebol amador, pois também desenvolve um trabalho social com as crianças carentes na região do bairro Mercês. O presidente do clube também fez questão de dizer que espera ser o campeão amador deste ano, contra o time da cidade de Delta.
Merceana - Em meados de 1935, no bairro Mercês, através da união de ASA e Bangu, surgiu a Associação Esportiva Merceana. O seu estatuto de fundação foi registrado em 20 de fevereiro de 1941 pelos diretores: João de Almeida Melo, Firmino Cruz, Latif Miguel Miziara, Alirio Silva, Pedro Felipe Miziara, Manoel Brandão, Nestor Bernardes, José da Silva Campos, Altivo Bilharinho, Aderbal Rocha, Orlando Pizzi, Dorival Cicci e João Gomes da Silva.
A Merceana foi fundadora da liga uberabense de futebol, campeã infantil de 1968, bi-campeã infantil 1969, campeã amadora 1943, 1944, 1945, 1949, 1951, 1956 e 1963, campeã máster 1998, campeã amadora segunda divisão 1996, campeã dos campeões 2000. Conquistou o titulo inédito de campeã do centenário de Uberaba no ano de 1956.O estádio da Mercena denominado “Paulo Cesar Pardi”, está localizado na Praça Julieta de Castro, número 55, no bairro Jardim Uberaba com área construída de 14.592 metros quadrados. Possui campo de futebol gramado com alambrado, abrigo para reservas, vestiários e cabine de rádio e TV.
NBC - Trata-se de uma empresa do ramo varejista de alimentos responsável por grande parte do desenvolvimento de Uberaba, gerando empregos de forma direta e indireta a mais de uma centena de cidadãos. Fundado em agosto de 1980 o Supermercado NBC é capitaneado pelo competente empresário Neilson Batista Carvalho que iniciou suas atividades no bairro Santa Marta, através de uma Mercearia que tinha o seu nome. O espírito empreendedor e o amor por Uberaba do empresário Neilson, fez com que a antiga mercearia tornasse hoje a Holding composta pelo Supermercado NBC, Móveis NBC e a Agropecuária, que é responsável por parte da produção dos alimentos comercializados em nossa cidade.
Cefores - Criado com a missão de desempenhar papel fundamental na formação de cidadãos capacitados, com competências e habilidades necessárias para uma atuação profissional consciente e comprometida com a ética, o desenvolvimento sócio-econômico, cultural e tecnológico. O CEFORES ministra cursos do ensino técnico e tecnológico, público, gratuito e de qualidade, além de ofertar educação continuada, promovendo a qualificação na educação com base nos princípios e direitos de todos, valorizando a diversidade humana para garantir a capacitação e o acesso de todos ao mercado de trabalho.