Lixão: Promotor que solução até o final do ano

15/10/2009 00:00

Lixão
Promotor quer solução até o final do ano

Aconteceu no auditório da FIEMG, na Praça Frei Eugênio, reunião sobre o “lixão” de Uberaba. Participaram do evento, o promotor do meio ambiente Carlos Valera, o secretário do meio ambiente, José Luiz Barbieri, o secretário de infra-estrutura, Karim Abud Mauad, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), Nagib Galdino Facury, e representando o poder Legislativo, o vereador e Presidente da Comissão de Meio Ambiente, João Gilberto Ripposati (PSDB). O vereador José Severino Rosa (PT), também participou da reunião, juntamente, com técnicos da prefeitura e representantes dos caçambeiros. A reunião foi aberta com uma apresentação das leis vigentes a respeito dos aterros sanitários por técnicos da prefeitura.
“Infelizmente os críticos de hoje são os omissos de ontem”. Com esta frase o promotor Carlos Valera abriu a condução a reunião num tom de desabafo, respondendo a criticas que vem sendo feitas ao processo de implantação do aterro. Para o promotor, o aterro na Pedreira de Léa é uma alternativa possível, visto que a prefeitura não dispõe de recursos para financiar outra área. Valera, ainda convocou os caçambeiros a tomar providencias no que diz respeito às coletas que vem sendo feitas. Ele afirmou que tem caçamba carregada com qualquer tipo de entulho sendo levada para a pedreira. “Pra lá só deve ser levado entulho de construção civil”, afirmou o promotor ameaçando tomar medidas judiciais. Valera revelou que o TAC firmado com a prefeitura revitalizará o antigo “lixão” no Jardim Espírito Santo.
Já para o presidente da Sinduscon, Nagib Facury,  as medidas vão ser tomadas e a adequação vai acontecer num prazo máximo de 60 dias. Ele também pediu apoio à imprensa para que divulgue a comunidade uberabense as novas medidas, ou seja, o construtor deve fazer um processo seletivo dos seus entulhos, bem como, os caçambeiros, devem orientar seus locatários a respeito da seleção do material que será jogado na caçamba. “Penso que, se não houver uma conscientização da população a esse respeito, não teremos sucesso”, afirmou o presidente.
O vereador Ripposati, que suspendeu uma Audiência Pública para participar da reunião, fez inúmeros questionamentos aos técnicos da prefeitura e ao promotor. Segundo ele, o promotor está conduzindo bem os trabalhos, “mas vou ficar atento, vou acompanhar todo este processo, e se precisar vou realizar uma Audiência a respeito”, afirmou o vereador. Ele ainda deu algumas sugestões, como por exemplo, tampar as caçambas ou classifica-las, como acontece com o processo seletivo de lixo. O vereador ainda insistiu nos Ecopontos dentro da cidade. “Penso que é de suma importância os Ecopontos dentro da cidade, bem como, um gerenciamento eficaz desses Ecopontos”, ressaltou Ripposati. Para o vereador José Severino, a reunião foi satisfatória, “eu confio no trabalho do promotor Carlos Valera, ele está fazendo um ótimo trabalho, mas como vereador tenho que fiscalizar e é o que eu vou fazer,” ressaltou o vereador.