Lixo às margens da linha férrea preocupa vereador Edmilson

22/07/2014 00:00

Diante de diversas reclamações de moradores referente ao acúmulo de lixo às margens da linha férrea da Ferrovia Centro Atlântica – FCA –, ontem (21) o vereador Edmilson de Paula (PRTB) percorreu um trecho de aproximadamente 5km, entre os bairros Jardim Alvorada e Valim Melo, e constatou que as reclamações tem fundamento. No trecho em questão há lixos que são jogados por pessoas, e outros deixados pela empresa, que são restos de materiais utilizados no serviço de manutenção dos trilhos.

Edmilson ressaltou que o lixo acumulado às margens dos trilhos – incluindo animais mortos - impede o escoamento da água de algumas minas existentes nas imediações. "A água fica parada e com isso há a possibilidade de ter larvas do mosquito da dengue", disse o vereador.

Outra situação preocupante, que chamou a atenção do parlamentar, é que em alguns locais do trecho o acesso aos trilhos fica aberto, sem uma cerca de proteção, e ele, inclusive, presenciou um animal atravessando a linha do trem. "É obrigação da FCA instalar cerca em todo o percurso da linha, se naquele momento a locomotiva estivesse passando, poderia ter acontecido um grave acidente", enfatizou.

Por entender que é uma área particular e que a PMU necessita de autorização para fazer qualquer tipo de intervenção nas áreas administradas pela América Latina Logística (ALL) - concessionária que administra o ramal ferroviário na região -, Edmilson informou que irá enviar um Requerimento à empresa pedindo que o serviço seja feito com mais frequência e, posteriormente, irá retornar para averiguar se sua solicitação foi atendida. "Caso contrário iremos procurar outros meios legais para exigir que a empresa execute o serviço, que é de sua responsabilidade" finalizou.