Lourival dos Santos recebe prefeito de Nampula

11/11/2010 00:00

Lourival dos Santos recebe prefeito de Nampula

Castro Sanfins Namuaca, prefeito da Nampula - cidade localizada ao norte de Moçambique -, visitou hoje (10-11) a Câmara Municipal de Uberaba. Ele foi recebido pelo presidente Lourival dos Santos (PCdoB).  Namuaca estava acompanhado de Bonifácio Saulosse, do Centro de Promoção de Investimento da cidade moçambicana e ainda do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Moçambique, Sinfrônio Júnior – responsável por viabilizar a visita ao município de Uberaba.
O grupo se informou sobre o projeto de construção de casas populares destinadas a população de baixa renda, desenvolvido pelo presidente, o Projeto João de Barro. Eles também receberem o projeto técnico do “Instituto de Valores Humanos”, idealizado por Lourival dos Santos.
Também foi discutido o programa Minha Casa, Minha Vida, de iniciativa do Governo Federal. Namuaca adiantou que pretende adapta-lo para a cidade de Nampula. Á princípio, segundo ele, serão construídas mil casas. De acordo com o prefeito, a cidade, conhecida como Capital do Norte possui 600 mil habitantes. Além disso, Nampula apresentou crescimento demográfico de 26,6% em dez anos, sendo a província mais populosa de Moçambique.
Para viabilizar o projeto de habitação, Conforme esclareceu Sinfrônio, será elaborado um projeto de cooperação mútua entre as duas cidades. A proposta deverá ser elaborada pelo Executivo e encaminhada para a CMU para ser levada para aprovação pelos vereadores. “O objetivo é instalar construtoras uberabenses em Nampula e ainda utilizar a tecnologia brasileira nas obras” salientou.
O grupo também participou da sessão ordinária desta quarta-feira, à convite do presidente, explicando sobre este intercâmbio Nampula-Uberaba.