Lourival pede benfeitorias para a Rui Barbosa

26/03/2012 00:00

Lourival pede benfeitorias para a Rui Barbosa
O vereador solicita apoio de deputado para facilitar a retirada do título de eleitor e requere ao prefeito limpeza de terrenos
Através de requerimento, vereador Lourival dos Santos (PC do B) pede reparos na Praça Rui Barbosa. Segundo ele, é necessário implantar piso tátil ao redor das árvores e postes de iluminação, bem como realizar restaurações no piso, que "está desnivelado, ocasionando quedas e dificultando o trânsito de cadeirantes".
O comunista, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos no legislativo, explicou que o piso tátil tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. “"É preciso ter o piso para evitar que essas pessoas se choquem em obstáculos ou até caiam. Se pra quem não possui deficiência visual já não é fácil caminhar em solo desnivelado, imagine pra quem tem essa limitação? Semana passada, fui a Belo Horizonte e percebi que utilizam piso tátil em vários locais da cidade. Está na hora de Uberaba ter mais sensibilidade em relação aos deficientes. Uberaba está precisando passar por um processo de humanização", defendeu.
Burocracia - Em requerimento 199, encaminhado ao deputado federal Paulo Piau (PMDB), Santos solicita apoio para reduzir a burocracia para retirada do título de eleitor. O vereador sugere a formatação de lei nesse sentido ou a atuação, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, na tentativa de facilitar e dar mais celeridade ao processo de obtenção do documento. "Parece que nosso sistema está retrocedendo. É preciso facilitar ao invés de complicar", critica o edil, acrescentando que, não raro, ouve reclamações de cidadãos que encontram dificuldades no momento de requerer o título.
Limpeza - Na oportunidade, Lourival também cobrou do prefeito Anderson Adauto (PMDB) limpeza de terrenos baldios e laterais de algumas avenidas. "Tomadas pelo mato, essas vias dificultam a visão dos motoristas, aumentando os riscos de acidentes", explicou. O parlamentar ainda reforçou o pedido para o bairro Residencial 2000, haja vista que, em tempo de epidemia de dengue, a vegetação intensa - aliada ao acúmulo de lixo - contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, bem como de animais peçonhentos. "Peço que a Prefeitura efetue a limpeza geral no bairro, tanto dos terrenos públicos, quanto de particulares, visto que muitos moradores dali não têm condições de fazê-la, colocando em risco a saúde de toda a comunidade".