Lourival quer extensão de vale alimentação para servidores aposentados

15/05/2012 00:00

Lourival quer extensão de vale alimentação para servidores aposentados
O vereador Lourival dos Santos (PCdoB), está reivindicando ao prefeito Anderson Adauto (PMDB), a ampliação do benefício do Vale Alimentação para os servidores aposentados da Prefeitura.  Segundo o parlamentar, ele tem sido procurado por servidores, que ao sair da ativa, ficaram apenas com o salário mínimo. "Enquanto estavam trabalhando, era o salário mínimo e o vale alimentação, agora é apenas o salário. Para quem sobrevive com o mínimo, um auxílio de R$ 270,00 é substancial para ajudar nas despesas da Casa", avalia Lourival lembrando que o valor de R$ 270,00, no tíquete, será consolidado apenas nos próximos meses, haja vista que o reajuste de R$ 60 foi dividido em três parcelas.
Lourival revelou ainda que, em outras cidades, vereadores já aprovaram projetos desta natureza, o que demonstra a viabilidade de sua proposta. "Peço que o prefeito se sensibilize, principalmente, com os servidores aposentados com o mínimo. Pois eles precisam deste suporte", disse.
Outro - Ainda no que diz respeito a servidores públicos, o vereador Lourival encaminhou requerimento ao presidente do Senado Federal, José Sarney, solicitando a realização de estudos para rever a utilização das Súmulas Vinculantes nº 15 e 16. Segundo ele, a " utilização das Súmulas, por parte de algumas Administrações Públicas, possibilita que o salário base nacional não seja considerado como remuneração, e sim, como vencimento, somente pagando a complementação, quando a soma do vencimento básico e demais vantagens pecuniárias não atingir o valor vigente para o salário-mínimo, o que proporciona uma grande desvalorização profissional".
Para Lourival, que lembrou que esta situação acontece na Prefeitura de Uberaba, está na hora de buscar uma solução definitiva para a questão e o Senado Federal deve dar início a este debate, em busca de beneficiar o servidor público.