Lourival quer mais casas para baixa renda
Durante a última reunião plenária do mês (16), vereador Lourival dos Santos (PCdoB) pediu apoio dos colegas em duas solicitações relacionadas à habitação no município. Ambas integram requerimentos apresentados pelo parlamentar. 
Em um deles, o edil pediu ao prefeito Anderson Adauto (PMDB) a aquisição de área capaz de comportar cinco mil moradias destinadas a famílias de baixa renda, ou seja, de zero a três salários mínimos. Segundo ele, muitas não conseguem adquirir lote compatível ao seu orçamento no mercado imobiliário. “É preciso implantar uma política pública capaz de atender esta demanda. A Prefeitura tem que cuidar daquele que não tem onde morar”, defendeu, criticando o fato de terreno no Jardim Califórnia, sem nenhuma benfeitoria, chegar a custar quase R$ 70 mil, conforme informação de comprador. 
Nessa mesma linha, Santos solicitou ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a disponibilização dos recursos para a construção das cinco mil habitações. Conforme explicou o vereador, apesar dos esforços da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra, milhares de famílias ainda não foram contempladas pelo programa Minha Casa Minha Vida no município. “A quantidade de casas construídas ficou muito aquém da necessidade da população”, defendeu, pedindo que a Cohagra concentre seus esforços em empreendimentos voltados para população de baixa renda, haja vista que “os outros segmentos podem ser muito bem atendidos pelas imobiliárias”. 
Na ocasião, o parlamentar aproveitou para cobrar providências da Caixa Econômica Federal quanto ao aluguel e vendas de moradias por beneficiários do MCMV. “A Caixa deve exigir que a casa seja ocupada em 90 dias para tentar evitar este problema. O que se vê por aí são moradias desocupadas, invadidas e depredadas que poderiam estar atendendo famílias que realmente precisam desse bem”, sugeriu.
Mais – No mesmo dia, Santos também cobrou empenho, junto à Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, para implantação de curso de Medicina Veterinária para atender estudantes da cidade e região. 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020