Mãe de jovem que precisa de transplante de medula faz apelo na Câmara Municipal

30/05/2016 12:07

A mãe do jovem Pablo Henrique Santos Cordeiro, de 18 anos, esteve no Plenário da Câmara Municipal para fazer um apelo. Valdineide Vieira Santos realiza uma campanha de incentivo a doação de medula óssea. Ela contou que há três anos descobriu que o filho é portador de anemia aplástica, um distúrbio hematológico que afeta a produção normal do sangue, com a queda do número de hemácias, leucócitos e plaquetas.

Segundo Valdineide, é preciso urgentemente aumentar o número de doadores. A mãe do rapaz contou que há 15 dias o médico avisou que o remédio utilizado no tratamento não está mais fazendo efeito e que Pablo precisa de um doador o mais rápido possível.

Valdineide lembrou que a cada cem mil pessoas, apenas uma é compatível, e que qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos pode fazer o cadastro no Hemocentro.

Vereadora Denise Max (PR) disse que em 2013 fez uma solicitação a secretária municipal de Educação Silvana Elias, pedindo um trabalho de conscientização nas escolas sobre a importância da doação de medula óssea. De acordo com Denise, os jovens precisam ter a consciência de que não é algo prejudicial, e que não faz mal a saúde.

“O trabalho está sendo desenvolvido e espero que seja intensificado, para que as pessoas tirem estas dúvidas e se tornem doadores”, afirmou a vereadora.

O vereador Edcarlo dos Cantos Carneiro “Kaká Se Liga” (PR) lembrou que é autor da Lei de Incentivo à Doação de Medula Óssea. Ele contou que pesquisou muito sobre o assunto, tendo como inspiração e modelo a Lei Ana Laura, da cidade de Franca (SP).

Na cidade paulista a lei foi criada em 2013, levando o nome da pequena Ana Laura Alves Silva, de 11 anos, que lutava contra uma leucemia linfóide aguda. Ela morreu justamente no dia em que o projeto da campanha de incentivo à doação de medula óssea foi votado na Câmara daquele município.

“Kaká” pediu a ajuda da imprensa para divulgar a campanha. “Quanto mais pessoas se cadastrarem, maior a chance de encontrar um doador, sem falar que as informações ficam disponíveis para o mundo todo”, acrescentou o vereador.

O Hemocentro de Uberaba fica situado na rua Getúlio Guaritá, 250, bairro Abadia, telefone 3074-3200. O atendimento para a doação de medula é realizado das 9 às 11h30.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU