Mais de 20 cidades confirmam presença no Fórum sobre a Crise nos Municípios

28/08/2015 09:03

Compartilhar

Mais de 20 cidades confirmam presença no Fórum sobre a Crise nos Municípios

O evento contará com exposição de técnicos da Associação Mineira dos Municípios e conferência de consultor da Confederação Nacional de Municípios

Representantes de mais de 20 cidades, entre vereadores e prefeitos, das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estarão reunidos amanhã (sexta, 28) na Câmara Municipal de Uberaba para o Fórum de Debate sobre a Crise nos Municípios. O evento acontece a partir das 14 horas no Plenário, na Rua Coronel Manoel Borges, e tem por objetivo envolver o Poder Legislativo dos municípios ao movimento deflagrado por prefeitos de Minas Gerais, que, na última segunda-feira, paralisou o atendimento em mais de 500 prefeituras de Minas Gerais.

O Fórum será aberto pela exposição de técnicos da Associação Mineira dos Municípios (AMM), que abordarão “A Crise Econômica nas Cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”. Estarão falando aos participantes a assessora do Departamento de Saúde da AMM, Juliana Marino; o assessor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Leandro Rico, e a integrante do Departamento Diário Online da entidade, Alessandra Alves.

Após a conferência técnica, o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Humberto Dutra (SD), dará as boas vindas aos participantes e falará sobre a importância do empenho dos vereadores de cada cidade em favor do movimento por mais recursos para os municípios. Na pauta estão assuntos como a desigualdade na repartição da arrecadação dos impostos, a recuperação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), periodicidade e regularidade dos repasses de multas de trânsito pelo Governo do estado, investimentos em saúde, mecanismos que impeçam a geração de despesas para os municípios sem apontar fonte de recursos e definição de percentual mínimo para despesas e investimentos em segurança pública.

O conferencista, Ângelo Roncalli, consultor da Confederação Nacional de Municípios, vai abordar “A Crise dos Municípios no Brasil”. Especialista em problemas vividos atualmente pelas cidades brasileiras, Roncalli sabe exatamente as dificuldades enfrentadas pelos municípios e seus moradores e deverá expor esta realidade aos participantes do Fórum.

Estarão participando do evento à tarde o presidente da Associação da Microrregião do Vale do Rio grande (Amvale), prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires, e o vice-presidente da Associação Mineira de Municípios, prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos. Também estão convidados todos os deputados estaduais e federais com atuação no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O presidente do Legislativo de Uberaba diz que a expectativa é de grande participação em virtude da importância do assunto a ser tratado. “O movimento dos prefeitos precisa do apoio dos Poderes Legislativos de todos os municípios, pois as cidades não podem continuar sofrendo com a queda de receita e aumento de atribuições como vem acontecendo nos últimos anos. É hora de dizermos um basta a essa situação”, conclui Luiz Dutra.

 

Jorn. Márcio Gennari

Departamento de Comunicação

27/08/15

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados