A leitura do relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Uberaba, que investigou a Pró-Saúde, começou com pelo menos uma hora de atraso. O motivo foi a presença de alguns manifestantes, que colaram cartazes nas dependências do Plenário, o que é vedado por tratar-se de patrimônio público. O presidente Luiz Dutra (PMDB) solicitou que os mesmos fossem retirados.

Os manifestantes não acataram, o que fez com que o presidente ameaçasse suspender a reunião, caso os manifestantes não atendessem ao pedido de ficarem com os cartazes nas mãos.

Houve discussão e mesmo com a insistência do presidente para que respeitassem a determinação, o grupo não retirou os cartazes. Entre os manifestantes estava o conselheiro estadual de Saúde, Jurandir Ferreira e alguns integrantes do movimento “Brasil Livre”, que também levaram um caixão para o Plenário.

Devido ao impasse, Dutra então decidiu suspender a sessão, enquanto alguns vereadores tentaram argumentar com os manifestantes. Alguns minutos depois o presidente retornou e explicou que fez o pedido para a retirada dos cartazes embasado no Artigo 245 do Código de Posturas do Município, que proíbe a pixação, a fixação e a colagem de cartazes em qualquer objeto ou bem público. 

Dutra disse que gostaria de dar continuidade aos trabalhos de forma ordeira e pacífica e novamente pediu que retirassem os cartazes, mas eles se recusaram. Foi então solicitada a presença da Guarda Municipal, que promoveu a retirada cartazes, mesmo contra a vontade dos manifestantes. Uma equipe da Polícia Militar também permaneceu no local, a partir deste momento.

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
12/11/2015

 

 

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020