“Marão” aciona deputado para implantar Banca Examinadora para deficientes físicos

30/06/2017 17:44

O vereador Ismar Vicente dos Santos “Marão” (PSD) está pedindo a ajuda do deputado estadual Antonio Carlos Silva Nunes para conseguir uma Banca Examinadora especial do Detran para Uberaba. “Marão” encaminhou um requerimento ao representante da Assembléia Legislativa.

A intenção, segundo o vereador, é facilitar a vida dos portadores de necessidades especiais na hora de tirar a Carteira de Habilitação. Atualmente estas pessoas só conseguem fazer o exame de rua para tirar a CNH Especial em Belo Horizonte, o que faz com que muitas acabem desistindo, devido aos custos muito altos.

“Marão” lembrou que também são consideradas portadoras de necessidades especiais pessoas que tiveram câncer e retiraram a mama, por exemplo. “Como eu trabalho na delegacia, presencio as dificuldades enfrentadas pelas pessoas, principalmente os deficientes físicos”, afirmou o parlamentar.

O vereador disse, ainda, acreditar na possibilidade de conseguir a Banca para Uberaba ou mesmo para Uberlândia, com a ajuda do deputado Tony Carlos, o que ajudaria centenas de pessoas. Na avaliação dele, a medida descentralizaria o atendimento da capital, auxiliando os moradores de diversas cidades do interior, principalmente da nossa região.

A diferença em relação à solicitação da carteira comum é que, para a CNH Especial, o portador da deficiência terá que passar por uma junta médica que irá examinar a extensão da deficiência do candidato. Esta análise corresponde ao exame médico feito pelos candidatos da habilitação comum e também deve ser marcado em uma clínica credenciada do Detran.

Pessoas com deficiência têm direito a alguns benefícios na compra de veículos. Para aqueles que comprovem a necessidade de possuírem um carro adaptado, por exemplo, o Detran emite um laudo pericial para que a pessoa com deficiência possa dar entrada na Receita Federal (para o desconto de IPI e IOF), na Receita Estadual (para desconto do ICMS e IPVA) e na Prefeitura (para o cartão de estacionamento).

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.detranmg.net.br/como-tirar-carteira-de-habilitacao-especial/.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU