O segundo secretário da Câmara Municipal, Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB), chama a atenção da população, através das redes sociais, para a importância da prevenção do câncer de próstata, que se diagnosticado precocemente as chances de cura podem atingir 90%.

Em novembro de 2014, Marão apresentou projeto na Câmara, que instituiu em Uberaba a “Semana Novembro Azul de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata” celebrada, anualmente, na semana que coincidir com o dia 17 de novembro – data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Marão frisa que no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens. “Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior que nos países desenvolvidos. O objetivo da Semana Novembro Azul é combater a desinformação sobre a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos, promovendo assim uma mudança de paradigmas vencendo o preconceito”, disse.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais do que qualquer outro tipo, este câncer é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. “O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida”, mostra o site da instituição.

De acordo com o site Novembro Azul, pesquisa realizada pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata (IPCC, na sigla em inglês) mostra que 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas. Ou seja, não comunicam aos médicos e perdem tempo para iniciar o tratamento e aumentar as chances de cura. O levantamento foi realizado com 900 pacientes e 360 cuidadores de 10 países (Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Holanda, Estados Unidos, Japão, Cingapura e Taiwan). 

A ONG britânica Cancer Care diz que 1,1 milhão de homens é afetado pelo câncer de próstata e provoca 307 mil mortes no mundo todos os anos. O estudo revela que cerca de 10% dos pacientes chegam à consulta pela primeira vez com o tumor disseminado para outros órgãos.

Para o vereador, não se pode deixar de mencionar que o movimento “Novembro Azul” ganhou proporções mundiais como o “Outubro Rosa”, que trata do câncer de mama. “Sua missão é levar ao cidadão leigo conhecimento sobre a saúde em diversas esferas: informação, apoio, conscientização, prevenção, inclusão social, quebra de paradigmas e preconceitos, sempre com foco na saúde do homem”, destacou Marão.

Programação – Em Uberaba, durante a semana de prevenção acontecerá coleta de sangue para exames (PSA) e consulta médica (toque retal), especialmente, em quatro sábados, no período da manhã, em duas Unidades Regionais de Saúde: nos dias 07/11 e 5/12 na URS São Cristóvão e dias 14/11 e 28/11 na URS Boa Vista.

Se você é homem e tem 50 anos de idade ou mais, faça seu agendamento com antecedência na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. O interessado deve levar seu cartão SUS junto com a Carteira de Identidade.

 

Jor. Karla Ramos

Dep. Comunicação

28/10/2015

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020